Programa de Qualificação Continuada de Servidores Públicos – PROQUALIS

A Unieducar Inteligência Educacional, atenta à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal - PNDP, aprimorou seu já robusto programa de pesquisa e extensão, visando reforçar a oferta qualificada de cursos, seminários e palestras voltados especialmente a servidores e órgãos públicos, levando em conta que os programas de qualificação profissional – no âmbito do ProQualis – têm como objetivo o suporte às ações internas de qualificação continuada de servidores.

Os órgãos públicos que gerenciam seus respectivos Planos de Desenvolvimento de Pessoas – PDP’s, podem contar com o suporte da instituição Unieducar como uma poderosa ferramenta auxiliar desde a concepção dos parâmetros curriculares até o fechamento do Plano Consolidado de Ações de Desenvolvimento de Pessoal.

Para que seja possível ampliar nossa base de atuação, compartilhando as diversas oportunidades com o maior número possível de órgãos públicos e seus respectivos servidores, a Unieducar desenvolveu o ProQualis, que é um programa especificamente concebido para disseminar o conhecimento e viabilizar a qualificação profissional de servidores públicos, nas três esferas de governo.

No âmbito do ProQualis a Unieducar se dispõe – inclusive - a criar programas exclusivos e específicos visando atender às demandas de órgãos públicos, voltados à capacitação de seus servidores. Nessa linha, a partir da demanda do setor responsável pelo desenvolvimento de pessoas do órgão, a Coordenação Acadêmica da Unieducar Universidade Corporativa sugere uma ementa e Conteúdo Programático que é validada junto ao órgão demandante, para em seguida ser desenvolvida em formato de curso, palestra ou seminário online ou presencial.

Nessa linha de atuação, o órgão demandante, por meio de seu setor de Desenvolvimento de Pessoas, pode enviar especificações do novo programa a ser demandado, indicando o título do curso, o conteúdo programático, inclusive a validação prévia das aulas e e-books a compor o novo programa a ser aplicado.

De fato, a Unieducar já possui tecnologia pronta para disponibilizar, inclusive, uma plataforma virtual de e-learning para o órgão público demandante, de forma que os servidores poderiam visualizar os elementos de identidade visual de sua instituição e – naquele ambiente – somente acessariam os programas previamente escolhidos e validados em conjunto.

Nessa linha, caso o órgão demande, poderá ainda formatar programas exclusivos e específicos, inclusive com corpo docente próprio, a ser embarcado e disponibilizado em seu próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

A solução acima apresentada poderia fornecer ainda o suporte tecnológico que viesse a compatibilizar a execução – no âmbito do e-learning - do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP conforme estabelece o Decreto No. 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal.

A referida solução está pronta e poderá ser entregue sem ônus ao referido órgão, inclusive – caso necessário – via formalização de um ACT – Acordo de Cooperação Técnica entre as partes, sem ônus para a Administração Dentre as vantagens da opção pela construção de um AVA personalizado, podemos citar a da curadoria dos conteúdos (título, conteúdo, carga horária, avaliação de aprendizagem e de reação, dentre outros) dos cursos, palestras e seminários a serem ofertados, autorizando previamente a disponibilização somente dos objetos instrucionais elegíveis que considere compatíveis com a finalidade e o público que será contemplado com o referido programa.

Para além do que já foi exposto acima, é importante destacarmos alguns diferenciais que a Unieducar apresenta e que eventualmente vão ao encontro dos anseios da gestão de pessoas da Administração, no sentido de entregar aos seus servidores e membros, conforme listamos a seguir:

01.: A Unieducar já pode desenvolver – caso o órgão demande – uma auditoria de login do aluno em cada curso, onde é possível aferir quantas vezes o aluno acessou o site/plataforma/curso;
02.: Dispõe de corpo docente que atua no sentido de atualizar permanentemente seus cursos, sempre primando pela qualidade em todos os programas certificados que oferece;
03.: Todos os cursos ofertados possuem tutoria ativa e passiva, não composta de meros instrutores, mas sim de professores que atuam na área e estão disponíveis para suprir as dúvidas encaminhadas pelo ticket de tutoria no prazo máximo de 24h úteis;
04.: Plena capacidade de atender demandas específicas, desde que previamente validadas junto ao órgão destinatário/usuário dos nossos programas de qualificação profissional;
05.: Possibilidade de oferecer o desenvolvimento dos próximos cursos a partir de uma nova trilha de aprendizagem que demonstre que o aluno cumpriu – efetivamente – com a etapa anterior para poder acessar a seguinte.

O compromisso da Unieducar é com a qualidade de seus programas de capacitação de pessoas, bem como o compromisso de entregar ao órgão demandante, programas de qualificação com idoneidade comprovada, que possam efetivamente cumprir com todos os requisitos de qualidade metodológica e de conteúdo.

A Unieducar coloca-se à disposição do órgão interessado para – em sendo conveniente e adequado, realizar uma apresentação – remota ou presencial - no local e em data a ser combinada. Nessa apresentação poderemos levar mais elementos indicativos das soluções que podemos construir juntos.

IMPORTANTE: Caso haja interesse deste órgão em aderir à solução ProQualis, o responsável pela área de Gestão de Pessoas deve preencher abaixo o formulário de cadastramento e solicitação de proposta.