Secretariado Executivo - Dicas para Formação e Empregabilidade

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: dom, 08/11/2020 - 08:29

No cenário pós pandêmico, há diversas atividades que passam a se destacar no âmbito profissional. E a profissão que demanda Formação de Secretariado Executivo é uma dessas. É óbvio que o(a) profissional que atua nessa atividade a partir do ano de 2021 tem um perfil completamente distinto daqueles que atuavam há alguns anos. A partir de agora, novas competências e iniciativas fazem parte das habilidades e rotina.

A comunicação empresarial no ambiente corporativo evolui e passa a ser mais rápida, fluida e até menos formal, na maioria dos casos. A incorporação de múltiplas plataformas de comunicação é uma dessas facetas que foram agregadas nesse novo cenário. O diálogo passou a ser multiplataforma e a habilidade e conhecimento com as ferramentas que permitem integração é uma vantagem competitiva.

É óbvio que a forma de comunicar também evolui. Contudo, há habilidades que transcendem gerações e permitem mais eficiência e eficácia, como por exemplo a qualidade e argumentação na redação de textos nas corporações, já que a comunicação nas organizações requer um traquejo próprio que só os mais habilidosos dominam.

Para além do atendimento às demandas eminentemente de comunicação, é desejável que esse profissional adquira conhecimento e experiência na organização de eventos corporativos, como seminários e palestras, por exemplo. Resta evidenciado que após a pandemia que iniciou em 2019 e se desenvolveu a partir de 2020, muitos desses eventos que antes eram realizados na modalidade presencial, passarão a ser realizados na modalidade de eventos online. Outras modalidades de eventos também devem ser consideradas. Para isso, é importante estudar e se capacitar em Marketing de Eventos e Organização de Eventos e Feiras.

Se profissional completo é aquele que desempenha suas ações com excelência, é importante conhecer profundamente sobre regras de etiqueta social e profissional, especialmente sobre cerimonial e regras de protocolo; ordem geral de precedência; prática de precedência; recursos de apoio; e organização de jantares formais, dentre outras formalidades sociais e profissionais que elevam o padrão de um evento corporativo social ou profissional.

As demais capacitações para um(a) eficiente profissional na área incluem:

  • Comunicação e Informação no Trabalho Secretarial
  • Atendimento ao Cliente
  • Uso Adequado do Telefone
  • Comunicação Escrita em Correspondências Empresariais e Oficiais
  • Arquivologia e Gestão Documental
  • Assessoria em Reuniões e Viagens
  • Gestão do Tempo com uso de Ferramentas Tecnológicas
  • Psicologia Organizacional e Relacionamento Interpessoal
  • Motivação, Liderança e Qualidade de Vida no Trabalho
  • Ética nas Organizações, Moral e Princípios Éticos

O novo profissional que atua em Secretariado Executivo se destaca, pois, como um líder em expertise organizacional. É guardião da ética empresarial e profissional, que age na curadoria da gestão da qualidade de serviços. Sua atuação como líder organizacional e de serviços prestados interna e externamente o posicionam como pilar da curadoria da qualidade percebida dos Serviços gerados à clientela empresarial. Devido à sua atuação estratégica em gerenciamento de serviços, é um elo para a formulação de diretrizes de prestação de serviços por meio da criação de valor percebido.

Para além da formação em ferramentas de Tecnologia da Informação, como Excel Intermediário, por exemplo, há formações especificamente adaptadas à profissão, como as de idiomas: Inglês aplicado a Secretariado Executivo e Espanhol aplicado a Secretariado Executivo. Esse profissional deve conhecer também ferramentas de gestão de processos, como uma formação completa em SCRUM – Planejamento e Gestão Ágil de Projetos e Business Intelligence – Sistemas de Apoio à Decisão.

E aí? Que tal começar uma nova carreira? Matricule-se no curso Formação de Secretariado Executivo e assuma, a partir de agora, as suas novas competências para faer parte desse novo cenário profissional.

Esse artigo está aberto a receber comentários. E se você quiser sugerir novos temas para artigos, micro cursos gratuitos com certificação, palestras e seminários online, entre em contato conosco. Temos prazer em ouvir e atender.

Time de Tutoria e Gestão de Conteúdo Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.