Faculdade Unieducar credenciada MEC para Graduação e Pós-Graduação EaD

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: dom, 02/07/2023 - 18:00

A Faculdade Unieducar é uma Instituição de Ensino Superior – IES credenciada pelo MEC – Ministério da Educação para a oferta de Cursos de Graduação e Pós-Graduação online. O MEC publicou a Portaria MEC No. 958/2022 na qual credencia a Faculdade Unieducar (CÓD. MEC Nº 24490), para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância. Nesta breve Nota Técnica a Faculdade Unieducar esclarece dúvidas acerca do cumprimento de programas de graduação, pós-graduação, extensão universitária e licença capacitação.

QUAIS SÃO OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS A DISTÂNCIA VÁLIDOS PELO MEC?
A Faculdade Unieducar encontra-se, portanto, legalmente habilitada ao desenvolvimento e oferta de cursos em nível superior, notadamente os de graduação e pós-graduação, todos na modalidade de Educação a Distância - EaD. Esses cursos podem ser – portanto – desenvolvidos por meio da plataforma eletrônica, no modo online. Acesse a página contendo os cursos de Graduação e Pós-Graduação online, válidos junto ao MEC. 

DIPLOMAS E CERTIFICADOS DOS CURSOS PRESENCIAL E EAD SÃO DIFERENTES? SÃO ACEITOS EM CONCURSOS?
Os cursos de graduação e pós-graduação a distância conferem exatamente os mesmos diplomas e certificados que os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial. A Faculdade Unieducar ainda disponibiliza – para todos os seus cursos – uma área de validação eletrônica para todos os seus diplomas e certificados expedidos, a fim de evitar qualquer tipo de manipulação ou falsificação desses documentos. O MEC orienta quanto a essa dúvida se os Certificados e diplomas de cursos na modalidade a distância têm o mesmo valor que os de cursos presenciais e são aceitos em concursos públicos em uma página de perguntas e respostas.

COMO SABER SE UMA FACULDADE É CREDENCIADA PELO MEC?
A regularidade da Faculdade Unieducar junto ao MEC pode ser verificada a partir de consulta à página eletrônica do e-MEC da Faculdade Unieducar, na qual consta a referida IES. O MEC passou a exigir – desde 2022 – que as faculdades exibam em seus sites e peças de publicidade, o banner com o QR-CODE que leve até a respectiva página de consulta de regularidade. Caso deseje fazer uma consulta pelo nome da Instituição de Ensino Superior; pelo Curso de Graduação ou pelo Curso de Especialização, acesse a página do e-MEC.

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A DISTÂNCIA SÃO VÁLIDOS JUNTO AO MEC?
Sim. O MEC estimula – no âmbito do Ensino Superior – o desenvolvimento de cursos, seminários, palestras, workshops e muitas outras atividades complementares visando o fortalecimento da Extensão Universitária. A Faculdade Unieducar, atenta a tais iniciativas, desenvolve Programas de Extensão Universitária voltados ao cumprimento dessa política de formação profissional e acadêmica, intitulada Extensão na Educação Superior Brasileira.

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ONLINE VALEM PARA LICENÇA CAPACITAÇÃO?
Sim. A Faculdade Unieducar desenvolve um robusto programa de atividades de formação e qualificação profissional, com o objetivo de atender a crescente demanda, especialmente por Cursos online para Licença Capacitação. A oferta contempla cursos, palestras, seminários, workshops e congressos online, em mais de 50 áreas de conhecimento distintas, com cargas horárias que variam de 40ha até 440ha.
No âmbito da legislação federal, o Art. 25, inciso I do Decreto Federal No. 9.991/19 EQUIPARA OS CURSOS PRESENCIAIS AOS CURSOS REALIZADOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Vejamos o disposto do referido comando:

Licença para capacitação
Art. 25.  A licença para capacitação poderá ser concedida para:
I - Ações de desenvolvimento presenciais ou a distância.

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A DISTÂNCIA VALEM PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES?
Sim! A Faculdade Unieducar desenvolve Cursos, Palestras, Seminários e Workshops na modalidade online que conferem certificações validade para fins de comprovação de horas de Atividades Complementares. Os referidos certificados indicam – além do conteúdo programático - a carga horária vinculada, bem como o período de realização e a base legal para fins de emissão do certificado. Todos esses programas enquadram-se – legalmente – e para todos os fins de Direito, como Programas de Extensão Universitária.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SERVEM COMO CRÉDITOS NA GRADUAÇÃO?
Sim, não só servem, como a legislação atribui à Extensão Universitária, o caráter de OBRIGATORIEDADE. A Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação – PNE 2014 a 2024, assegura, em seu item 12.7, que o mínimo de 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares dos cursos de graduação do ensino superior sejam cumpridos com carga horária oriunda de programas e projetos de extensão universitária.

QUAIS SÃO OS CURSOS QUE SE ENQUADRAM COMO ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LBD – Lei Nº 9.394/1996, em seu Art. 53 assegura às instituições de ensino superior, o estabelecimento de planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão. Vê-se claramente que a legislação aplicável em vigor amplia – sobremaneira – a Extensão Universitária, antes restrita, à oferta de cursos, conferências e, mais tarde, prestação de serviços. Ou seja, a partir daí, as atividades de Extensão Universitária podem se revestir de uma grande variedade de formatos e aplicações. Dentre as diversas aplicações de Atividades de Extensão Universitária, devidamente certificadas, podemos listar:

  • Cursos, Palestras, Seminários, Workshops e Congressos (presenciais e online);
  • Missões (imersões) e demais Viagens de estudos;
  • Desenvolvimento e Apresentações Culturais, como Feiras e Exposições Acadêmicas;
  • Redação, Apresentações e defesas de Artigos e Pesquisas;
  • Eventos Desportivos, Cênicos (Teatro) e Musicais;
  • Atendimentos à Comunidades (Universidades Volantes); e
  • Escolas e hospitais móveis.

PODEMOS SOLICITAR CURSOS OU ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ESPECÍFICOS?
Sim! A Faculdade Unieducar está sempre atenta às mais variadas demandas, seja no âmbito da Administração Pública, seja junto à Iniciativa Privada. A partir de uma solicitação específica, nosso Time de Gestão de Conteúdo, formado por Professores Doutores, Mestres e Especialistas, desenvolve projetos pedagógicos sob medida para atender as necessidades de desenvolvimento profissional. Se esse é o seu interesse, você pode fazer aqui a sua SOLICITAÇÃO DE CURSO, PALESTRA OU SEMINÁRIO.

TENHO OUTRAS DÚVIDAS E GOSTARIA DE CONTACTAR O ATENDIMENTO DA FACULDADE UNIEDUCAR
Claro! A Faculdade Unieducar disponibiliza atendimento 100% humano, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 12h (horário de Brasília). Basta entrar em contato com qualquer um de nossos Canais de Atendimento.

 

Faculdade Unieducar
Time de Gestão de Conteúdo

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.