Diplomas e Certificados válidos junto ao MEC

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: seg, 27/12/2021 - 14:48

A Faculdade Unieducar é uma Instituição de Ensino Superior - IES, credenciada junto ao Ministério da Educação – MEC, conforme Portaria No. 958/2022 publicada no Diário Oficial da União. Possui código e-MEC No. 24490. É mantida pela Unieducar Inteligência Educacional Ltda. 

Para saber se a Faculdade Unieducar é uma IES credenciada junto ao MEC, acesse a página do e-MEC em: https://emec.mec.gov.br/

Na aba “CONSULTA AVANÇADA”, preencha os seguintes campos:
NOME, SIGLA OU CÓDIGO DA INSTITUIÇÃO: Unieducar
UF: Ceará
ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA: marque “Faculdade”
Digite o código de verificação que aparecer.
Em seguida, clique no botão “PESQUISAR”, no canto inferior direito.
Clique na LUPA na última coluna à direita para visualizar os detalhes.

Há sempre muitas dúvidas relacionadas à validade de diplomas junto ao MEC. Certamente há dúvidas até sobre o credenciamento de instituições junto ao Ministério da Educação. O objetivo desse artigo é, portanto, lhe orientar sobre o assunto, proporcionando informação de credibilidade, respaldada em links de instituições oficiais de regulação da Educação no Brasil. Tendo em vista o objetivo da proposta, vamos organizar a maior parte do conteúdo em forma de perguntas e respostas. Vamos lá.

O MEC disponibiliza sites oficiais para verificação de cursos e instituições credenciadas?
Sim. O MEC tem dois grandes sistemas de cadastro e regulação de instituições e cursos credenciados. O SISTEC e o e-MEC. O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica e o e-MEC é o Sistema de Regulação do Ensino Superior.

Como saber se uma Instituição de Ensino Técnico é credenciada junto ao MEC?
Se você estiver checando a regularidade de uma instituição de ensino que oferta Cursos Técnicos e de Especialização Técnica de Nível Médio, a consulta deve ser feita pelo SISTEC. Agora, se você necessita verificar se a instituição que oferta Cursos de Graduação e Especialização de Nível Superior, então a consulta é realizada pelo e-MEC.

Como se proteger de golpes de vendas de diplomas e certificados pela Internet?
Há muitas quadrilhas de falsários oferecendo diplomas falsos pela Internet. Proteja-se desse tipo de armadilha, que certamente vai lhe prejudicar. Poucas pessoas sabem, mas todos os cursos e até os diplomas regulamente expedidos, devem ser cadastrados em um dos dois sistemas do MEC acima indicados. Isso significa que, se alguém compra um diploma falso, certamente está cometendo um crime também. Importante saber que quem adquire diploma falso será rapidamente desmascarado quando a empresa ou órgão destinatário for realizar a consulta eletrônica em um desses dois sites.

A Escola Técnica Unieducar é cadastrada junto ao MEC?
Sim, a Unieducar tem cadastro junto ao SISTEC-MEC e sua condição de regularidade pode ser consultada por meio da Consulta Pública das Instituições de Ensino, disponíveis no site do SISTEC-MEC. Para consultar, siga o seguinte passo a passo: 1.: Clique no link acima; 2.: Clique no link para exibir a lista de estados brasileiros; 3.: Selecione o estado do Ceará; 4.: Selecione o município de Fortaleza; 5.: Consulte pelo nome ‘Unieducar’ ou clique em ctrl + f para abrir a caixa de pesquisa. Pronto! Sua consulta retornará a Unieducar como instituição devidamente credenciada junto ao MEC, por meio do SISTEC.

Os diplomas da Unieducar têm validade nacional?
Sim, a Unieducar, por ser uma instituição devidamente credenciadas e com cadastro junto ao SISTEC-MEC, emite diplomas válidos em todo o território nacional. A Portaria MEC nº 24, de 19 de janeiro de 2021, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais - Re-Saber, no âmbito do Ministério da Educação, estabelece em seu Art. 13 e parágrafo 1º o que segue:

Art. 13. O diploma de técnico, tecnólogo ou licenciado para educação profissional deverá ser acompanhado de histórico escolar com lista de componentes curriculares do curso de referência correspondente, suas respectivas cargas horárias e avaliação.
§ 1º O diploma de técnico expedido pela unidade certificadora terá código autenticador do seu registro no Sistec para fins de validade nacional.

Fica claro que a validade dos diplomas de cursos regularmente credenciados junto ao MEC pode (e deve) ser verificada por meio desse sistema. No caso dos Cursos Técnicos e de Especialização Técnica oferecidos pela Unieducar, todos os diplomas emitidos são regulamente cadastrados no SISTEC-MEC.

Os Programas de Qualificação Profissional da Unieducar são cadastrados no MEC?
Sim. Os demais Programas de Qualificação Profissional desenvolvidos em forma de Cursos e Eventos (Palestras, Seminários e Workshops) também são cadastrados junto ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – SISTEC-MEC, tendo em vista que se constituem uma das Modalidades de Certificação da Rede Certific do MEC. A Unieducar, como instituição de ensino cadastrada no SISTEC-MEC, tem o privilégio de cadastrar seus Programas de Qualificação Profissional junto ao MEC por meio do SISTEC.

Para saber mais sobre as modalidades de cursos, palestras, seminários, workshops e cursos técnicos e de especialização técnica, bem como sua correspondente validade junto ao MEC, entre em contato com nosso time por qualquer um de nossos Canais de Atendimento. Temos prazer em ouvir e atender.

Time Faculdade Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.