5 MOTIVOS PARA VOCÊ SE VESTIR BEM NO TRABALHO

O tema que abordo neste artigo pode parecer bobagem para muitos. Mas os argumentos que trago aqui são suportados por estudos científicos que comprovam o fato de que o profissional que está bem vestido no ambiente de trabalho transmite aos seus pares, subordinados e superiores hierárquicos uma impressão de competência superior do que se estivesse mal arrumado.

A seguir apresento apenas 5 de muitos motivos que você deve considerar ao se arrumar para ir ao trabalho:

01.: PASSE UMA IMAGEM DE CONFIABILIDADE: Experimentos cientificamente acompanhados em universidades americanas apontam que o interlocutor tende a confiar mais numa pessoa que se apresenta de terno do que se estivesse trajando calças jeans desbotadas e camiseta. Num desses estudos, professores pediram a alunos malvestidos e com tênis sujos para abordar pessoas numa estação do metrô de Nova York pedindo um dólar para completar a passagem. A alegação era de que eles haviam esquecido o dinheiro e não tinham como voltar para casa. Na outra semana, no mesmo dia e horário, repetiram o experimento com os mesmos alunos, só que dessa vez trajando terno e gravata, e sapatos impecavelmente polidos. Resultado? No dia em que os alunos se apresentaram bem vestidos, chegaram a arrecadar até 70% mais que no outro dia.

02.: GERE ADMIRAÇÃO E ATRAÇÃO: Você gostaria de estar próximo a pessoas desarrumadas? Malcheirosas? Com cabelos desarrumados? Com a barba suja? Certamente que não. Então saiba que seus colegas de trabalho certamente preferem ter sua companhia quando você se apresenta bem.

03.: PRESTIGIE SUA EMPRESA: Você pode ser o melhor profissional do mundo em sua atividade. Só que muitos dos novos clientes que você terá que conquistar não sabem disso. E aquela velha história de o que vale é o que você é por dentro aqui no mundo corporativo só vai colar depois que você conquista a confiança dos prospects e em seguida apresenta os resultados mais incríveis, validando a imagem que deseja passar. Ao se apresentar bem na primeira reunião com clientes em potencial, você emite sinais que sua empresa tem uma imagem limpa, séria e competente.

04.: OCUPE AS MELHORES POSIÇÕES: Ponha-se no lugar de seu chefe imediato. Ao ter que escolher um novo gerente para uma posição que vagou ou mesmo para comandar uma nova área de negócios que a empresa na qual você atua pretende abrir em breve. Seu chefe tem duas opções: você (que anda sempre bem vestido, com barba e cabelos sempre bem cortados e cuidados). E seu colega de setor (que costuma usar boné, calças tipo cargo e camisetas do Homer Simpson). Supondo que ambos possuem as mesmas qualificações técnicas, quem você acha que será escolhido? Mesmo imaginando que seu colega é ligeiramente mais bem qualificado que você, provavelmente, ainda assim, você será o escolhido.

05.: INSPIRE SEUS PARES: Nosso comportamento diz muito sobre quem somos. Da mesma forma que o profissional que invariavelmente se atrasa para compromissos é visto como pouco confiável, aquele que se apresenta bem é visto como uma referência a ser seguida.

Quer um exemplo prático do que eu estou falando? Suponha que você acaba de sofrer um acidente e é encaminhado às pressas por uma ambulância a um hospital. Chegando ao local você encontra dois médicos. Um deles está muitíssimo bem vestido e com um jaleco impecável. O outro está trajando calça de brim e camiseta de malha. Com qual dos médicos você gostaria de ser operado?

Bom, agora seguem algumas duas dicas importantes que complemento sobre o tema:

Siga o dress code de sua empresa. Se o ambiente pede gravata e terno, use-os. Caso contrário, apresentar-se com tal vestimenta vai destoar e aparentar despropositado.

Para as mulheres, é importante cuidar para que as roupas não apresentem qualquer tipo de apelo sensual.

Bom, essas são algumas dicas que considero muito importantes para sua atuação profissional. Podem até parecer exagero ou despropositadas, mas, creia, fazem toda a diferença.

Uma última dica: as pessoas possuem memória seletiva e curta. Se você sempre foi trabalhar maltrapilho e passou a se cuidar mais, apresentando-se mais bem vestido, em cerca de 3 meses aquela imagem anterior já terá sido “deletada” do hard disk de todos os seus colegas. Portanto, sempre é hora para dar um upgrade na aparência e colher os melhores frutos em sua vida pessoal e profissional. Experimenta!

Se você quiser mais dicas, preparamos um curso online inteiro sobre Ética, Etiqueta e Marketing Profissional.

Bom, por hoje é só... Espero que esses insights tenham mexido com você. Se você conhece alguém que esteja precisando dessas dicas, compartilhe este artigo!

Suce$$0!

Juracy Soares
Juracy.soares@unieducar.org.br