Aulas e Certificação

Plataforma Educacional Inteligente
A Faculdade Unieducar desenvolve programas de Extensão Universitária em formato de Cursos, Seminários, Palestras e Workshops pela Internet, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. Concebemos seus formatos com o objetivo de proporcionar aos alunos o máximo de interatividade possível.

O aluno previamente faz o cadastro na Faculdade Unieducar e confirma a sua inscrição. No caso de programas gratuitos, o acesso ao conteúdo é disponibilizado imediatamente após a inscrição ou na data agendada para início (normalmente seminários e palestras). Nos programas pagos, o acesso à sala de aula virtual é liberado automaticamente após a confirmação do pagamento.

Em qualquer programa, o aluno ao se inscrever, concorda expressamente com os Termos de Uso da Faculdade Unieducar, exibidos antes da confirmação de sua inscrição e disponível em: Termos de Uso.

Ao optar pela inscrição em qualquer programa na modalidade gratuita, nenhum valor é exigido. Contudo, é necessário indicar 4 (quatro) e-mails de colegas, como condição para ter sua matrícula validada pela Faculdade Unieducar. Esse procedimento visa conferir mais assertividade à política de disseminação do conhecimento de nossa instituição de ensino.

O acesso ao AVA se dá mediante login, realizado com o e-mail e senha cadastrados no site. O aluno então acessa o conteúdo do programa na modalidade em que está inscrito, assiste às videoaulas ou videopalestras, baixa os e-books*, participa dos fóruns*, videoconferências*, e interage com os tutores, enviando e recebendo* orientações em seu ambiente virtual de sala de aula.
*Caso sejam disponibilizados pelo tipo de programa e pela modalidade de inscrição formalizada pelo aluno.

Relação entre carga horária e tempo de exibição de videoaulas
A carga horária certificada em cursos online, ou seminários ou palestras online não tem relação direta e exclusiva com o tempo de exibição de videoaulas ou videopalestras. A carga horária dos programas de qualificação profissional, como cursos, seminários palestras e workshops é composta pelo tempo aplicado nas seguintes atividades:

  • Tempo de duração das videoaulas ou videopalestras;
  • + Estudos e revisão de conteúdos escritos (e-books);
  • + Resolução de exercícios;
  • + Interação com a Tutoria;
  • + Prazo máximo disponibilizado para revisão de conteúdo (gravado e/ou escrito);
  • + Pesquisas em fontes externas e atividades complementares;
  • + Conteúdo complementar flexível, sugerido pela plataforma e selecionado pelo aluno antes de iniciar o curso, caso opte por uma carga horária superior à mínima disponibilizada.

A explicação acima significa que, ao se inscrever em um determinado Programa de Qualificação Profissional, por exemplo, de 40 horas, o aluno não encontrará, necessariamente, 40 horas de videoaulas ou videopalestras.  Esse aluno terá, contudo, no mínimo, 80 horas-aula disponíveis para o desenvolvimento de seu programa de qualificação profissional.

Importante! Relação entre Carga Horária e Hora Aula válida para fins de aproveitamento no programa. A Faculdade Unieducar estabelece como parâmetro básico a relação de 1 dia para cada 8 horas-aula.

Ou seja, quando o aluno se inscreve em um curso de 80ha, o sistema de e-learning da Faculdade Unieducar estabelece como prazo mínimo para conclusão do referido programa, o prazo de 10 DIAS. Ou seja:
80HA / 8HORAS DIA = 10 DIAS DE PRAZO MÍNIMO.

Contudo, alguns órgãos e empresas definem como parâmetro básico a relação de 1 DIA para cada 6 HORAS-AULA. Por isso é importante que o aluno atente para tal relação junto ao seu órgão ou empresa empregadora antes de se matricular e desenvolver seu curso.

Corpo Docente
A Faculdade Unieducar desenvolve uma rede de parcerias com professores de elevada expertise em suas respectivas áreas de atuação profissional. Orgulhamo-nos de contar com um corpo docente diferenciado, formado por professores Especialistas, Mestres e Doutores.

Corpo de Tutores
Além dos próprios docentes que atuam também como tutores, os demais tutores da Faculdade Unieducar constituem-se em um grupo de profissionais especificamente treinados e com qualificação profissional nas áreas de didática e e-learning, realizando o acompanhamento dos alunos conforme a proposta pedagógica de cada curso. A instituição disponibiliza a todos – permanentemente – programas de qualificação e requalificação profissional continuada.

Ambiente do aluno e salas de aulas virtuais
As salas de aulas virtuais possuem vários recursos que auxiliam a aprendizagem mediada a distância. A conclusão de todos os cursos é condicionada à verificação de aproveitamento por meio da aplicação de uma prova on-line, com distribuição randomizada de questões e correção instantânea automática pela plataforma. Os alunos com desempenho igual ou superior a 70% (setenta por cento) fazem jus ao certificado emitido pela Faculdade Unieducar.

Sistema de avaliação e participação
Todos os cursos exigem – para conferir certificação – aprovação na avaliação de desempenho, que é uma prova composta de questões objetivas disponibilizadas de forma randômica pela plataforma.

Nos Seminários, Palestras e Workshops não há avaliação, que é substituída pela verificação da participação, o que se dá mediante controle de presença, realizado eletronicamente pelo AVA, quando do acesso do inscrito às salas virtuais do evento.

Nos casos de cursos, a prova somente poderá ser respondida após decorrido o prazo mínimo, e antes de expirado o prazo máximo para a realização do referido programa de qualificação profissional. Consulte os prazos mínimos e máximos no projeto pedagógico específico de cada curso, disponibilizado na aba onde constam as informações do programa.

Depois de expirado o prazo máximo e não tendo sido concluído o curso, o aluno deverá efetuar o pagamento de uma taxa de reativação (opção disponível por trezentos e sessenta e cinco dias) da inscrição para poder retomar o referido curso por mais um período de 30 dias.

A correção da referida prova é feita online, com a indicação da aprovação ou não de forma instantânea. Antes de respondê-la, o aluno deve estudar e revisar cuidadosamente o conteúdo, analisar cada questão e clicar com atenção nos campos para resposta.

Na descrição de cada curso ou seminário estão disponíveis todas as informações relativas à certificação, prazos, avaliação, tipo de certificado, tutoria, e valor de inscrição, entre outras informações.

Certificados de conclusão e participação
Todos os cursos, palestras e seminários da Faculdade Unieducar conferem certificação de conclusão ou participação. No caso dos cursos, a certificação é condicionada à aprovação na avaliação final, mediante alcance de nota mínima igual a 7 (sete). Já para as palestras, seminários e workshops, a certificação é condicionada à participação efetiva, aferida pelo ambiente de aprendizagem AVA.

A Faculdade Unieducar disponibiliza – já incluso no valor da matrícula dos programas - o certificado eletrônico, diretamente na área do aluno para a sua própria impressão. O aluno tem ainda a opção de adquirir, no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, a via impressa, em formulário próprio da Faculdade Unieducar, assinada à punho pela coordenação acadêmica e enviada pelos correios, ao seu endereço de cadastro.

Caso o participante de um evento gratuito deseje receber um certificado em seu endereço, em formulário próprio da Faculdade Unieducar, assinado pela coordenação acadêmica, poderá pagar uma taxa específica para cobrir as despesas com elaboração, impressão, manuseio, registro e postagem. Os certificados são confeccionados e enviados pelos correios em até 10 dias, após a conclusão. A partir da postagem, o prazo dado pelos correios é de 8 a 12 dias úteis para entrega. Esse prazo pode ser estendido para mais, em locais de difícil acesso.

Todos os certificados emitidos pela Faculdade Unieducar, sejam em modo PDF online ou em formulário, contêm uma assinatura eletrônica (sequência de números/letras). A assinatura eletrônica é aposta mesmo naqueles certificados que são assinados a punho e permite a validação do correspondente documento diretamente no site da Faculdade Unieducar, por meio do botão “Consultar Certificado".

Tal rotina confere mais segurança ao aluno e ao receptor do certificado, pois impede a falsificação do documento.

Os certificados expedidos pela Faculdade Unieducar são válidos em todo território nacional na comprovação de conclusão de atividade de Qualificação Profissional / atualização profissional / aperfeiçoamento / extensão ou de atividades complementares (que não são certificações de cursos de nível universitário). Também conferem pontuação como prova de títulos em concursos públicos. São válidos para comprovação de carga horária de atividade curricular, inclusive para programas internos de ascensão funcional. É importante sempre consultar o regramento da instituição destinatária para certificar-se das condições para aproveitamento do certificado.

Os certificados de Programas de Extensão Universitária / Capacitação / Qualificação Profissional não se constituem em certificados de cursos técnicos profissionalizantes, de graduação ou de especialização. A Faculdade Unieducar é uma Instituição de Ensino Superior devidamente Credenciada e registrada junto ao MEC, tendo seus cursos e demais programas de capacitação cadastrados no MEC na categoria Extensão Universitária / Qualificação Profissional – Formação Profissional Continuada.

Nota no certificado – não exibição
A Faculdade Unieducar NÃO exibe a nota (quando cabível, no caso de cursos) nos certificados de conclusão. Caso o aluno deseje ter essa informação para fins de prova junto a quem interessar possa, deverá adquirir o correspondente histórico curricular, que lhe é disponibilizado opcionalmente na sua área do aluno.

Horário de conclusão do programa – data de conclusão a constar no certificado
O horário de conclusão dos cursos e demais programas é o horário oficial de Brasília (DF). Atente para tal situação porque a conclusão do curso (e a correspondente data final a constar no respectivo certificado) terá a data relacionada ao horário em que a prova for finalizada (no caso de cursos) ou às 24:00h do último dia (no caso de palestras e seminários).

Verificação da validade do certificado da Faculdade Unieducar: Todos os certificados expedidos pela Unieducar recebem uma assinatura eletrônica em formato alfanumérico (sequência de números e/ou letras) que possibilita sua validação diretamente no website a partir da página Consultar Certificado. O referido recurso garante ao aluno e a qualquer instituição receptora a integridade e idoneidade documental, aferida pela consulta online do documento. 

Modelos de certificados da Faculdade Unieducar: Todos os cursos e seminários conferem certificação ao aluno que conclui (com aprovação no caso de cursos e participação no caso de seminários e palestras). Visualize os modelos dos certificados que a Unieducar Universidade Corporativa emite, com todas as informações em suas duas faces:

Certificado Online;
Modelo Simples do Certificado; e
Modelo do Certificado Luxo.

Legislação sobre os programas (cursos, seminários, workshops e palestras) e a correspondente certificação
Os Programas de Extensão Universitária / Capacitação / Qualificação Profissional, como cursos, seminários, palestras, e workshops desenvolvidos pela Faculdade Unieducar são cadastrados no SISTEC-MEC na categoria Qualificação Profissional – Formação Profissional Continuada. São ofertados legalmente conforme a seguinte legislação: Constituição Federal, artigos 205, 206 e 209;  Lei No 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, artigos 39 a 41 e 80 e 81; e Decreto Presidencial No. 5.154/2004. 

Dedutibilidade de gastos com instrução – Programas de Qualificação Profissional - impossibilidade
Apesar de a legislação federal do Imposto de Renda permitir a dedução – no Imposto de Rendas das Pessoas Físicas – de gastos com instrução, estabelece limites e condicionantes. Essas restrições IMPEDEM, portanto, o aproveitamento dos gastos com Programas de Qualificação Profissional a título de Despesas com Instrução. Vejamos o teor da orientação constante nas perguntas e respostas preparada pela Receita Federal do Brasil, disponíveis no “Perguntão 2021”:

Pergunta No. 374 — Podem ser deduzidas as despesas efetuadas com instrução?
Resposta
: Sim. São dedutíveis os pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes relacionados na declaração, inclusive de alimentandos, em decorrência de cumprimento de decisão judicial, ou de acordo homologado judicialmente ou de escritura pública, efetuados a estabelecimentos de ensino, relativamente: 1. à educação infantil, compreendendo as creches e as pré-escolas; 2. ao ensino fundamental; 3. ao ensino médio; 4. à educação superior, compreendendo os cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização); 5. à educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico. (Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, art. 8º, inciso II, "b"; Regulamento do Imposto sobre a Renda - RIR/2018, art. 74, aprovado pelo Decreto nº 9.580, de 22 de novembro de 2018; e Instrução Normativa RFBF nº 1.500, de 29 de outubro de 2014, art. 91)

Nosso comentário: Pelo que se depreende da legislação e da própria orientação da Receita Federal, os gastos realizados – pelas pessoas físicas - em Programas de Extensão Universitária em nível de Qualificação Profissional junto à Faculdade Unieducar, não são dedutíveis. Isso porque esses programas não estão listados nas hipóteses 1 a 5 descritas acima. Essa informação consta no verso de cada certificado emitido pela Faculdade Unieducar.

DEDUÇÃO DE GASTOS COM INSTRUÇÃO – CURSOS TÉCNICOS E PÓS-TÉCNICOS
A Faculdade Unieducar também oferta Cursos Técnicos e Pós-Técnicos, além de cursos de Graduação e Pós-Graduação. Nesse caso, os gastos com esses cursos, sim, podem ser deduzidos. Vejamos o teor da orientação contida na pregunta e resposta 379, preparada pela RFB:

Pergunta No. 379 — O que é curso profissionalizante?
Resposta
: A educação profissional compreende os seguintes níveis: I - técnico, destinado a proporcionar habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos de ensino médio, e cuja titulação pressupõe a conclusão da educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - tecnológico, corresponde a cursos de nível superior na área tecnológica, destinados a egressos do ensino médio e técnico. (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, art. 21; e Instrução Normativa RFB nº 1.500, de 29 de outubro de 2014, art. 91, § 1º, inciso V).

Nosso comentário: Fica claro que – nos casos de Cursos Técnicos que são os ofertados regularmente pela Escola Técnica Unieducar, sim, os gastos podem ser deduzidos para fins de Imposto de Renda Pessoa Física.

SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO: A Faculdade Unieducar é uma Instituição de Ensino Superior - IES, credenciada junto ao Ministério da Educação – MEC, conforme Portaria No. 958/2022 publicada no Diário Oficial da União. Possui código e-MEC No. 24490. É mantida pela Unieducar Inteligência Educacional Ltda, que atua – desde 2003 - com a idoneidade e credibilidade atestada por diversos órgãos públicos, e empresas privadas, além de milhares de profissionais, servidores públicos, estudantes e professores universitários de todo o Brasil. Instituição de Ensino Credenciada pelo MEC; cadastrada junto ao SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores do Governo Federal - como fornecedores de cursos e treinamentos junto à Administração Federal. A Faculdade Unieducar é associada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância e à IELA - International E-Learning Association. Atende mediante Nota de Empenho todos os órgãos públicos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais, emitindo a respectiva documentação fiscal (Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica) vinculada às matrículas.

Registros e Documentação de Idoneidade
A entidade mantenedora da Faculdade Unieducar - Unieducar Inteligência Educacional Ltda - é devidamente registrada junto à Receita Federal do Brasil e Junta Comercial, com personalidade jurídica de direito privado.

Cadastro no SICAF – atendimento a empresas, órgãos públicos, alunos e servidores
Somos cadastrados junto ao SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores do Governo Federal - como fornecedores de cursos e treinamentos junto à Administração Federal. Atendemos mediante Nota de Empenho a todos os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, emitindo a respectiva documentação fiscal (Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica) vinculada às matrículas.
O servidor poderá solicitar, caso o órgão empregador exija, uma declaração* comprobatória de inscrição onde constam todos os dados relacionados ao curso no qual está matriculado. *Disponível na área do aluno, com custo. Acesse esses e mais documentos em: Idoneidade para licitar com a Administração Pública.

Cadastro junto ao CFA/CRA – Conselho Regional de Administração
O Conselho Regional de Administração (CRA) é o órgão competente para atuar na fiscalização das atividades profissionais, e dentre as quais enquadram-se as atividades de treinamento e Qualificação Profissional. Além disso, a atuação do CRA acompanha a adoção de práticas inovadoras na gestão empresarial, bem como no processo de melhoria contínua de nossos serviços. Essa ação se dá a partir da introdução de modernas tendências de atuação profissional. O selo do CRA/CFA é mais uma garantia que a Faculdade Unieducar confere aos seus alunos, professores e instituições parceiras. As empresas e órgãos públicos que confiam à Faculdade Unieducar a qualificação de colaboradores ganham mais essa certificação que garante a qualidade de nossa instituição pela via da excelência profissional. Acesse a Certidão de Registro e Regularidade CRA-CE.

Filiação junto à ABED
A Unieducar Inteligência Educacional Ltda - Mantenedora da Faculdade Unieducar - é uma instituição de Educação que atua nas áreas de Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial desde fevereiro de 2003. Somos filiados à Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED desde nossa fundação. Acesse a Declaração de Filiados à Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED.

Filiação junto à IELA
A Faculdade Unieducar é membro associado da IELA - International E-Learning Association. A IELA se dedicada mundialmente ao avanço do conhecimento e boas práticas de e-learning, tanto no ambiente de acadêmico quanto profissional. Saiba mais em Unieducar IELA.

ONU – Global Compact
A Faculdade Unieducar apoia o Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção da ONU. Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa e em nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Saiba mais em: Unieducar – ONU Global Compact.

Caso ainda tenham restado dúvidas, ou você deseje encaminhar sugestões, envie e-mail para sac@unieducar.org.br. Temos o maior prazer em ouvir e responder.
Equipe de e-learning Faculdade Unieducar
Ligue grátis: 0800.005.3005