Neutralização dos Gases do Efeito Estufa

A Unieducar Inteligência Educacional mensura e neutraliza as emissões de Gases Efeito Estufa – GEE’s advindos de acessos realizados em seu site. A neutralização dos efeitos dessas emissões se dá por meio da plantação de mudas de plantas nativas às regiões que são apontadas por sua área de Gestão Socioambiental.

Nesse sentido, contratou a consultoria Transforme Serviços Verdes, com vistas à implantação do Click Sustentável. O Click Sustentável é uma ação da Transforme Serviços Verdes, que é uma empresa de Consultoria e Soluções Ambientais eficientes, que contribui para gerar impactos sociais positivos e economicamente viáveis, socialmente justo e ambientalmente correto.

A medida transforma o site da Unieducar em uma plataforma sustentável, a partir do cálculo de emissões dos gases do efeito estufa – GEE´s de nossos usuários. Esse cálculo leva em consideração o tempo médio de acessos às nossas páginas. A partir daí, é calculada a quantidade de mudas de árvores necessárias à futura neutralização, que se dá por meio do plantio de mudas ou de ações ambientais diversas, a serem concebidas e executadas pela empresa contratada.

A inciativa visa cumprir alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU. A Unieducar faz a sua parte visando apoiar a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nessa linha, assumimos responsabilidades a fim de colaborar para o alcance das metas dos ODS.

Fazemos parte do Pacto Global, com vistas ao engajamento nessa nova agenda de desenvolvimento sustentável. Dentre os ODS alcançados com essa iniciativa, destacamos:

Objetivo 3. Saúde e Bem-Estar. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. A iniciativa que culmina com a plantação de mudas de árvores nativas nas regiões indicadas contribui para a qualidade do ar que respiramos.

Objetivo 6. Água Potável e Saneamento. Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. A partir do plantio e replantio de árvores, contribuímos com a preservação de fontes de rios, tendo em vista que as árvores são elementos que sustentam matas ciliares e vegetação ripária.

Objetivo 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. A recomposição de cobertura vegetal em espaços urbanos como parques e ruas contribui para a sustentabilidade ambiental.

Objetivo 12. Consumo e Produção Responsáveis. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. À medida em que os serviços que a instituição oferece são imateriais, já se classificam como de baixa emissão de GEE’s. A medida de neutralização reforça a iniciativa, anulando a pegada de emissão gerada.

Objetivo 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. A mensuração e neutralização de emissões de Gases Efeito Estufa – GEE’s é uma das ações afetivas e diretas nesse sentido.

Objetivo 15. Vida Terrestre. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda. O plantio e replantio de mudas contribui diretamente para o alcance do referido objetivo.

Para saber mais sobre o Pacto Global Rede Brasil, acesse: Pacto Global ONU – Rede Brasil

Quer acessar cursos online na área? Clique em Cursos de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
 

Time de Gestão de Responsabilidade Socioambiental Unieducar