Neutralização dos Gases do Efeito Estufa

A Unieducar Inteligência Educacional mensura e neutraliza as emissões de Gases Efeito Estufa – GEE’s advindos de acessos realizados em seu site. A neutralização dos efeitos dessas emissões se dá por meio da plantação de mudas de plantas nativas às regiões que são apontadas por sua área de Gestão Socioambiental.

A medida transforma o site da Unieducar em uma plataforma sustentável, a partir do cálculo de emissões dos gases do efeito estufa – GEE´s de nossos usuários. Esse cálculo leva em consideração o tempo médio de acessos às nossas páginas. A partir daí, é calculada a quantidade de mudas de árvores necessárias à futura neutralização, que se dá por meio do plantio de mudas ou de ações ambientais diversas, a serem concebidas e executadas pela empresa contratada.

A inciativa visa cumprir alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU. A Unieducar faz a sua parte visando apoiar a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nessa linha, assumimos responsabilidades a fim de colaborar para o alcance das metas dos ODS. Fazemos parte do Pacto Global da ONU no Brasil, com vistas ao engajamento nessa nova agenda de desenvolvimento sustentável. Dentre os ODS alcançados com essa iniciativa, destacamos:

Objetivo 3. Saúde e Bem-Estar. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. A iniciativa que culmina com a plantação de mudas de árvores nativas nas regiões indicadas contribui para a qualidade do ar que respiramos.

Objetivo 6. Água Potável e Saneamento. Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. A partir do plantio e replantio de árvores, contribuímos com a preservação de fontes de rios, tendo em vista que as árvores são elementos que sustentam matas ciliares e vegetação ripária.

Objetivo 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. A recomposição de cobertura vegetal em espaços urbanos como parques e ruas contribui para a sustentabilidade ambiental.

Objetivo 12. Consumo e Produção Responsáveis. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. À medida em que os serviços que a instituição oferece são imateriais, já se classificam como de baixa emissão de GEE’s. A medida de neutralização reforça a iniciativa, anulando a pegada de emissão gerada.

Objetivo 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. A mensuração e neutralização de emissões de Gases Efeito Estufa – GEE’s é uma das ações afetivas e diretas nesse sentido.

Objetivo 15. Vida Terrestre. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda. O plantio e replantio de mudas contribui diretamente para o alcance do referido objetivo.

Quer saber mais? Acesse o conteúdo sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
 

Time de Gestão de Responsabilidade Socioambiental Unieducar