Cursos para Atividades Complementares Grátis com Certificado

Cursos para Atividades Complementares Gratuitos com Certificado

A Faculdade Unieducar é uma Instituição de Ensino Superior - IES, credenciada junto ao Ministério da Educação – MEC, conforme Portaria No. 958/2022 publicada no Diário Oficial da União. Possui código e-MEC No. 24490. É mantida pela Unieducar Inteligência Educacional Ltda. Disseminamos o conhecimento e oferecemos oportunidades para que estudantes avancem em seus cursos de nível superior junto às suas respectivas Instituições de Ensino Superior – IES ou de Nível Médio.

Por exigência legal ou curricular, cursos de nível superior e de nível médio (cursos Técnicos) exigem dos alunos a comprovação de carga horária de Atividade Complementar.

Para atender este público, desenvolvemos diversos cursos gratuitos na modalidade e-learning com certificado válido para comprovação dessas horas complementares grátis.

E o que são Atividades Complementares?

São atividades exigidas na grade curricular de cursos de Nível Superior ou Nível Médio. Podem ser Cursos, Palestras, Seminários, Workshops, Oficinas, Congressos, Simpósios, ou outras atividades especificadas no programa do curso. Por exemplo, em um curso de Direito, poderá haver a exigência de que o aluno assista a uma audiência em um fórum ou tribunal. Nos demais cursos a comprovação de realização de Atividades Complementares pode ser feita mediante a apresentação de Certificado de participação em cursos em áreas correlatas ao programa acadêmico.

Em resumo: são as atividades previstas e previamente especificadas, exigidas pelo currículo de um determinado curso, nas quais o aluno obrigatoriamente deverá comprovar ter participado, mediante apresentação do certificado correspondente.

Quais são os cursos gratuitos com certificação oferecidos pela Faculdade Unieducar?

Para acessar a lista completa de cursos gratuitos com certificação oferecidos pela Faculdade Unieducar válidos para fins de Atividades Complementares com Certificado clique no botão abaixo.

 Cursos Gratuitos Para Atividades Complementares

E se eu não me matricular nessas Atividades Complementares?

Se a participação em Atividades Complementares está prevista no currículo de seu curso, a comprovação é obrigatória, sob pena de o aluno não colar grau ou concluir o curso.

Há casos em que o aluno vai deixando para a última hora e, no último mês, quer cumprir uma carga horária que deveria ter sido desenvolvida ao longo de vários semestres em um único mês. E isso não é possível e tampouco será aceito pela instituição de ensino

Portanto, é muito importante se informar com antecedência sobre quais são as atividades complementares exigidas em seu currículo e tratar de ir cumprindo regularmente com as inscrições e efetivas participações para evitar se prejudicar no futuro.

E os Cursos, Seminários e Palestras na modalidade online são aceitos como prova de Atividades Complementares?

Sim, os Cursos, Seminários e Palestras desenvolvidos na modalidade online tem a mesma validade daqueles realizados na modalidade presencial.

A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996) prevê a existência desses programas a distância e determina que os certificados e diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais. Abaixo transcrevemos o teor do artigo 80 da referida lei:

Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

É necessário fazer prova (Avaliação) em cursos online para ter direito ao certificado?

Para os cursos sim. Por exigência legal, a emissão de certificado de conclusão em curso depende de realização de um exame de conhecimentos sobre o conteúdo programático. E para que o certificado seja gerado, a Faculdade Unieducar exige um percentual mínimo de aproveitamento de 70% (setenta por cento).

Nos casos de Seminários e Palestras a emissão do certificado não é condicionada à realização de avaliação, mas sim da verificação da efetiva participação no evento, na modalidade online. Nesses casos, o sistema verifica a participação do aluno por meio de login e presença no ambiente virtual, assistindo as palestras e seminários.

Tenho que pagar para receber o certificado?

No caso do curso gratuito não há a exigência de pagamento. E o certificado é gerado na modalidade online, sendo disponibilizada em sua área do aluno a imagem do mesmo em PDF, para visualização e/ou impressão.

O certificado emitido eletronicamente tem a mesma validade do certificado emitido em papel e possui uma assinatura eletrônica (sequência de letras e/ou números) que permite a validação do documento direto no site www.unieducar.org.br e impede a sua falsificação.

Mas, caso o aluno deseje receber o certificado impresso em formulário próprio da Faculdade Unieducar e assinado pelo Coordenador Acadêmico da Instituição de Ensino, poderá solicitar a via em papel efetuando o pagamento de uma pequena taxa relativa à impressão, manuseio, registro e postagem do mesmo. A solicitação deve ser feita na área do aluno, na inscrição referente ao certificado que deseja adquirir.

Caso deseje visualizar o modelo do certificado que a Faculdade Unieducar emite, com todas as informações em suas duas faces, CLIQUE AQUI.

Se você é aluno de curso de nível superior ou médio e necessita comprovar participação em programas de Atividades Complementares, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, envie-nos um chamado para que possamos tirar todas as suas dúvidas.

Será sempre um prazer atender!

Faculdade Unieducar
www.unieducar.org.br
sac@unieducar.org.br
Ou ligue grátis 0800.005.3005