Importância da educação continuada. Foco para os estudiosos em Direito.

Williane Marques de Sousa
Publicado em: ter, 04/05/2021 - 12:50

Quando se é perguntado a um jovem o que ele está “fazendo da vida” atualmente, existem várias possibilidades de respostas e uma delas é “já terminei os estudos” quando na verdade, o que ele quis dizer é que concluiu o Ensino Médio. Mas será mesmo que o fim do ensino médio é consequentemente o fim dos estudos?! Definitivamente, não. Pelo contrário, a conclusão do ensino médio pode ser apenas o começo da sua trajetória estudantil. Afinal de contas, conhecimento é poder, e quanto mais estudamos, mais percebemos que sabemos pouco de tudo. Estar em constante aprendizagem e qualificação é colocar em prática a educação continuada. Vamos falar mais um pouco sobre ela?!

A educação continuada consiste em um processo de aprendizagem onde um indivíduo está em constante qualificação, seja na área acadêmica, profissional e até mesmo, pessoal. Ela é considerada uma aprendizagem pós-ensino, pois é praticada após a educação básica e secundária, dando continuidade aos estudos. Por meio da educação continuada, você passa a ser não apenas um estudante, mas sim um estudioso. Sim, existe diferença entre estes termos. Um estudante é aquele indivíduo que frequenta uma instituição de ensino e exerce seu papel de aluno, realizando suas funções acadêmicas básicas a fim de alcançar um objetivo (certificado, por exemplo). Já o estudioso é aquele que vai mais além, que sempre procura enriquecer mais o seu conhecimento, buscando sempre novas fontes de pesquisas e novas qualificações.

Curso Docência Digital
 

Para deixar este assunto ainda mais claro vamos exemplificar: imagine um indivíduo que está concluindo a sua graduação em Direito em determinada universidade. Esse indivíduo pode muito bem se contentar com o seu certificado de graduação e seguir procurando um emprego. Por outro lado, ele sabe que pode ir mais além e conquistar uma pós-graduação (latu sensu ou strictu sensu), ou até mesmo realizar cursos de extensão que vão lhe agregar ainda mais conhecimentos e, por que não, iniciar uma segunda graduação em outra área?! O céu é o limite.

É verdade que ter apenas o diploma da graduação ou de um curso tecnólogo não quer dizer, necessariamente, que o indivíduo não vá conseguir um emprego e ter uma boa vida, mas parar por aí pode torná-lo um profissional incapaz de se adaptar ao mercado, de acompanhar as novas tecnologias e também de atender às demandas da sociedade, que está em constante evolução.  Até mesmo com o emprego já garantido, é muito importante que se dê continuidade ao processo de aprendizagem e qualificação, afinal de contas, o mercado está cada vez mais exigente e se você relaxar demais, outro pode lhe passar e você vai ficando para trás.

Para o estudioso em Direito, a educação continuada é ainda mais benéfica e importante, afinal, o Direito não é uma ciência engessada e sim uma ciência dinâmica, pois está em constante transformação e evolução. Isso porque o Direito é responsável por estudar as relações interpessoais e seus conflitos, logo, à medida que a sociedade muda, o Direito também precisa mudar. Constantemente vemos a promulgação e também a revogação de diversas leis; as decisões e entendimentos dos Tribunais Superiores sobre determinado assunto também são frequentes e constituem uma das fontes do Direito brasileiro; antes, o que era uma obrigação, agora passa a ser uma faculdade e vice versa; e por aí vai. O aprendizado de um estudioso do Direito só tem data para começar, mas não para terminar.

Cursos em Direito
 

Portanto, pode-se concluir então que a educação continuada é extremamente importante para os estudiosos em Direito, bem como para os que se dedicam a estudar outras áreas do conhecimento, como a da tecnologia, de gestão, de saúde e etc. Além de potencializar os seus conhecimentos e sua capacitação profissional, a educação continuada lhe proporciona a construção de um networking profissional com colegas e professores, a chance de contribuir para a produção cientifica do país, bem como desenvolver habilidades de liderança tática e comunicação diligente. Tudo isso lhe colocará em uma posição de destaque e lhe proporcionará diversas oportunidades que poderão mudar a sua vida.

Estude! Pois o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você!

Williane Marques de Sousa
Estudante de Direito – Estagiária Unieducar

REFERÊNCIAS:

  1. https://www.significados.com.br/educacao-continuada/#:~:text=Educa%C3%A7....
  2. https://www.ibfpos.com.br/noticias-1108-educa-o-continuada-entenda-a-imp...

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.