Já pensou em ganhar dinheiro estudando?!

Williane Marques de Sousa
Publicado em: seg, 29/03/2021 - 20:42

Nesses tempos difíceis de pandemia, muitas pessoas tiveram sua renda cessada ou reduzida por conta das restrições e medidas de isolamento social. Com isso, muitos jovens e adultos tiveram que “se virar nos trinta” para obter ou pelo menos ajudar na manutenção do seu sustento e no de sua família.

Dentre as alternativas de trabalho mais aderidas por essas pessoas na pandemia está a venda de produtos online, principalmente roupas e comidas e também a profissão de entregador, já que as pessoas não estão podendo sair para consumir porque não podem ou simplesmente por medo de se contaminar com o coronavírus.

Se você é uma dessas pessoas que está procurando meios de obter alguma renda, já pensou em ganhar dinheiro apenas estudando e escrevendo? Esta seria uma ótima oportunidade para as pessoas que estão cursando nível superior como uma opção de estágio, que geralmente é obrigatório para a conclusão do curso em diversas áreas. Parece bom demais para ser verdade... E é. A própria pessoa que vos “fala” por meio deste artigo é um exemplo de que isso é possível e vou compartilhar um pouco dessa experiência com vocês.

Micro Curso Grátis Combo Excel Básico, Intermediário e Avançado
 

Como eu consegui este estágio?
No dia 21 de janeiro deste ano participei, juntamente com outros colegas, de um curso sobre empreendedorismo na Unieducar, ministrado pelo professor fundador da instituição, o Juracy Soares. Fizemos um grupo de WhatsApp para compartilhar ideias e marcar futuros encontros e nesse grupo me manifestei em relação a um determinado assunto em um pequeno texto, que acabou despertando o interesse do Prof. Juracy. Ele me desafiou a elaborar um artigo sobre o tema e eu aceitei. Ao analisar meu artigo, ele me propôs dar continuidade à escrita e transformar isso em uma atividade remunerada, ou seja, um estágio. E é claro que eu aceitei!

Como funciona este estágio?
Por conta das medidas de isolamento, optamos por manter a atividade de forma virtual, em “home-office” e, como a maioria dos estágios, possui uma carga horária de 5 horas por dia. Minha função é pesquisar, elaborar e estudar sobre um determinado tema e abordá-lo em um artigo de, no mínimo, 500 palavras. Envio o arquivo pelo WhatsApp mesmo para o meu supervisor, o Prof. Juracy; ele confere se está tudo ok e, caso não esteja, me informa o que precisa ser alterado ou melhorado e, só então, publica o artigo no Blog Unieducar.

Os temas dos artigos são escolhidos ora por mim, ora pelo meu supervisor. Como sou estudante de Direito, tento sempre “linkar” o tema escolhido com alguma área jurídica. Os temas são baseados também nos acontecimentos atuais e nas principais notícias, a fim de informar, de forma simples, mas completa, os leitores do Blog Unieducar.

Micro Curso Grátis Ganhe Dinheiro com Vídeos Animados em Videoscribe
 

Se eu gosto desse estágio? É realmente útil para mim?
Com toda certeza, sim, para ambas as perguntas. É o tipo de trabalho que dá para conciliar com os estudos, tanto na questão do horário como no aprendizado também. Uma das coisas que mais gosto de fazer na vida é estudar, aprender sobre novos assuntos e esse estágio me proporciona isso diariamente Além disso, me força a estar sempre a par das atuais notícias, me deixando informada sobre vários assuntos. E eu ainda recebo por isso!

Sobre os benefícios: além do conhecimento adquirido e da remuneração, esse estágio contará como horas complementares para minha graduação em Direito, um ponto muito importante, pois este assunto dá dor de cabeça em muitos alunos que deixam para adquirir as horas complementares no final do curso e acabam tendo que adiar sua conclusão. Além disso, os artigos que publico servem para enriquecer meu currículo Lattes na plataforma do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Curso Currículo Lattes CNPq – Elaboração e Manutenção
 

Os benefícios são muitos, mas vou parar por aqui. Enfim, não só esse, mas qualquer tipo de estágio é fundamental para a formação de um aluno, tanto na área educacional como na profissional. É no estágio que o estudante pode cometer erros e receber a orientação necessária para não cometê-los novamente no futuro. Se você é universitário e gosta mesmo de estudar e escrever, aproveite o tempo livre que você tem nessa quarentena para buscar oportunidades de estágio como essa em instituições através da internet e, caso encontre, não a deixe passar. Afinal de contas, quem não deseja ganhar uma grana fazendo o que gosta? Ficou interessado nesse tipo de estágio?...

Williane Marques de Sousa
Estagiária Unieducar  - Estudante de Direito

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.