723 pessoas presas pela PRF por dirigirem alcoolizadas

1.716 motoristas embriagados foram multados em rodovias federais do País, nas últimas duas semanas. 723 foram presos seja por apresentar o índice de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido ou por, embora se recusar a fazer o teste do bafômetro, ter apresentado sinais claros de embriaguez, como prevê a nova lei seca.

Em comparação a igual período em 2011 (entre o dia 21 de dezembro e 2 de janeiro), o número de prisões subiu 125% - no fim do ano passado, foram 322 motoristas presos devido a sinais de embriaguez.

De um ano para outro, entretanto, também houve crescimento expressivo do número de testes de bafômetro realizados no País: houve um salto de 25,2 mil para 70,8 mil testes (crescimento de 181%).

A nova lei, aprovada em 18 de dezembro pelo Senado, torna válidos novos meios para identificar um condutor alcoolizado, além do bafômetro.

Entre os meios que passam a ser aceitos para comprovação da embriaguez estão o depoimento do policial, vídeos, testes clínicos e testemunhos. Essa parte da lei depende ainda de uma regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os Estados onde houve maior número de prisões por embriaguez foram Paraná (123), Santa Catarina (64) e Minas Gerais (47). Segundo a PRF, a cada hora quatro motoristas foram presos pelo crime de embriaguez.

Para saber mais sobre o assunto, inscreva-se no curso online Legislação de Trânsito e Normas Gerais de Circulação e Conduta em: http://unieducar.org.br/catalogo/curso/legislacao-de-transito-e-normas-gerais-de-circulacao-e-conduta