77% dos candidatos inscritos no Enem estão fora do ensino médio

A quantidade de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aumenta ano após ano. Em 2009, quando passou para o formato atual de 180 questões, a prova registrou quatro milhões de inscritos. Em 2013, o número saltou para 7,1 milhões. Poucos participantes, no entanto, vêm direto da educação básica: nesta edição, 77% dos candidatos já estão fora da escola.

Segundo especialistas, a possibilidade de utilizar a avaliação para vários fins — de acesso a universidades federais, bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e diploma de conclusão do ensino médio — explica o interesse de pessoas que estão longe das salas de aula. É o caso, por exemplo, de Brivaldo Maciel, de 57 anos. Com dois filhos e dois netos, Maciel vai fazer o Enem para conseguir o certificado do ensino médio.

Mariana Araújo, de 21 anos, já está na universidade, mas mesmo assim realizará o Enem. A jovem cursa engenharia civil na Universidade Federal do Espírito Santo e fará a prova para tentar uma vaga no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que oferece bolsas de estudo no exterior a alunos de graduação e de pós-graduação.

Conheça o curso online preparatório Enem - Resumão - Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura)