A copa deixa legado?

O argumento de que a Copa deixa legado é a mais pura “Conversa prá Boi Dormir”. Ora, a Copa não deixa legado algum! A FIFA não dá absolutamente nada! Pelo contrário! Exige e exige muito! E exige dizendo que os brasileiros deveriam levar “um chute no traseiro”, como declarou o senhor Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA.

Por exigência da entidade, até mesmo a legislação que proíbe a venda de bebidas nos estádio durante a Copa, a FIFA conseguiu revogar. Que bela contribuição, hein? Associar o esporte Futebol, que inspira milhões de crianças e jovens à bebida alcoólica! Fantástico! E parabéns a todos políticos que baixaram a cabeça e disseram amém!

A FIFA construiu aqui no Brasil, hospitais? Não! A FIFA construiu aqui no Brasil, escolas? Não! A FIFA construiu aqui no Brasil, Praças? Não! A FIFA construiu aqui no Brasil, Creches? Não! A FIFA construiu aqui no Brasil, Delegacias de Polícia? Não! Então que legado é esse atribuído à Copa (FIFA), mas é bancado com o dinheiro do povo? Minha avó tem um dito para coisas do tipo. Ela diz: “Meu filho, quem atira com pólvora alheia, não faz mira!”

Assim é a realidade: O povo paga a conta, mas a FIFA é quem fica com o status de que deixou no país um “Legado” espetacular. Bom, não?

As obras de mobilidade que foram ou serão construídas não são um “Presente da Fifa”? Não! São obras construídas com o dinheiro do povo! E são obras que já estão com DÉCADAS de atraso. O Povo paga – no Brasil – o mais alto valor de metro quadrado construído no mundo! E paga duas, três vezes por uma única obra. No Brasil, uma obra que deveria durar 6 meses, é executada em 6 anos.

Então, quando você ouvir alguém repetir o bordão “Legado da Copa”, fique atento, pois deve estar enquadrada em uma dessas situações:
a) Essa pessoa deve ser um político e usa o argumento para justificar o injustificável. b) Ou essa pessoa é um empreiteiro que ganha dinheiro com mega obras superfaturadas. c) Ou essa pessoa é um “inocente” que simplesmente embarcou no “efeito manada” e repete esse bordão sem se dar conta de que está sendo enganado (de novo, novamente).

Atente para o fato de que o povo paga por cada tijolo, paga por cada metro cúbico de asfalto, paga por cada escola, hospital, creche, etc. etc. etc. O povo não ganhou nada da FIFA. Sequer salários poderíamos dizer que a FIFA pagou no Brasil, uma vez que os que se candidataram a trabalhar nas copas das Confederações e do Mundo, o fizeram e farão de forma VOLUNTÁRIA. Ou seja, sem ganhar salário!

Mas, se pelo menos ficar de toda essa história uma melhora no nível de consciência de nosso povo, talvez possamos passar a exigir, de agora em diante, em vez de estádios, Escolas, Hospitais, Creches, e todos os demais equipamentos públicos capazes de suprir as reais necessidades de nossa população, que paga a conta e fica vendo tudo do lado de fora. Sim, porque quem pagou a conta não tem dinheiro para comprar os ingressos e sequer poderia ir aos estádios.

Juracy Soares
Unieducar Inteligência Educacional
Coordenador Acadêmico
juracy.soares@unieducar.org.br

Saiba mais sobre Orçamento Público, Princípios Orçamentários, Legislação do Direito Orçamentário Brasileiro, Receita Pública, Despesa Pública, Lei de Responsabilidade Fiscal, inscrevendo-se no curso online Orçamento Público.