Banco do Vaticano divulga contas pela primeira vez na história

Pela primeira vez na história, o Instituto para as Obras de Religião (IOR), mais conhecido como o banco do Vaticano, divulgou nesta terça-feira suas contas, com o resultado de um lucro líquido de 86,6 milhões de euros em 2012, quatro vezes mais que em 2011. O lucro permitiu ao IOR realizar uma contribuição de 54,7 milhões de euros ao orçamento da Santa Sé.

O banco divulgou seus resultados em um relatório anual publicado em seu novo site na internet, uma demonstração da nova política de transparência que o Vaticano deseja para um banco muito criticado por sua opacidade no passado. "Somos fiéis ao nosso compromisso de garantir a transparência de nossas atividades, respondendo às expectativas legítimas da Igreja Católica, das autoridades vaticanas, de nossos clientes, dos bancos com os quais nos relacionamos", afirmou o alemão Ernst von Freyberg, presidente do IOR desde fevereiro.

Em 2012, os clientes confiaram 6,3 bilhões de euros de fundos ao IOR, segundo o documento. O presidente prevê para 2013 um balanço "marcado por gastos extraordinários" vinculados ao processo de reforma e reorganização em curso da instituição e pelos efeitos produzidos pelo aumento das taxas de juros.

O papa Francisco determinou uma reforma do IOR como parte da revisão das estruturas do Vaticano. O IOR administra milhares de contas, principalmente de sacerdotes, religiosos, bispos, congregações, que atualmente são controladas por consultores externos. O banco também serve para fazer circular os fundos necessários para as obras da Igreja no mundo. Mas a falta de transparência permitia que o dinheiro sujo, especialmente o da máfia, fosse lavado no IOR.

Conheça o curso online Finanças - Gestão Financeira e Orçamentária