Começam hoje inscrições para o Enem 2013

Começou nesta segunda-feira (13) o período de inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em participar da avaliação federal – que será realizada nos dias 26 e 27 de outubro – têm até as 23h59 (horário de Brasília) do próximo dia 27 para se inscrever via internet, na página de inscrição do Enem.

A taxa cobrada para o candidato se inscrever na prova é de 35 reais e deve ser paga até 29 de maio. São isentos do pagamento estudantes que vão concluir o ensino médio em 2013 em escolas da rede pública, bem como aqueles que comprovarem baixa renda.

Candidatos que necessitem de atendimento diferenciado durante a prova, em razão de deficiência física ou mental, devem mencionar o fato no ato de inscrição. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza, caso necessário, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e provas com letras ampliadas.

Estudantes internados, e que tenham aulas dentro do hospital, também poderão participar da prova. Já aqueles que, na data do exame, estiverem hospitalizados para a realização de parto ou tratamento esporádico não terão o mesmo direito.

A previsão do MEC é que cerca de 6,1 milhões de estudantes participem a avaliação – quase 2 milhões a mais do que em 2012, quando foram registrados 4,2 milhões de participantes.

Provas – No sábado, dia 26 de outubro, os candidatos terão 4h30 para responder a 90 questões de múltipla escolha das áreas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, 27, será a vez da redação e e das provas de linguagem e matemática, também totalizando 90 questões. O tempo máximo de permanência na sala será de 5h30.

O edital do exame é bastante rígido e proíbe o candidato, por exemplo, de levar lápis e borracha para o local de prova; canetas só podem ser pretas e de material transparente. Para evitar contratempos, confira na lista a seguir oito regras do Enem:

Mudanças – Para este ano, o MEC determinou mudanças importantes na correção da redação. O objetivo da pasta é evitar que candidatos utilizem suas provas para fazer gracinhas e debochar da banca corretora, a exemplos dos estudantes que na última edição escreveram receita de macarrão instantâneo e hino de clube de futebol e conseguiram 560 e 500 pontos, respectivamente.

Conheça nosso curso online Pré-Vestibular Completo