Neste post vamos conversar um pouco sobre algumas dicas bastante úteis para pagar menos imposto de renda.
Uma das dicas super úteis está em estudar cuidadosamente sobre os efeitos de se declarar em conjunto ou em separado, para os casais.
Na maioria dos casos, se você deseja ter desconto no imposto de renda, a melhor dica pode estar relacionada a declarar em separado de seu cônjuge. Isso porque com a declaração dupla haverá a soma de rendimentos. E, como os gastos são mais limitados, o que pode ocorrer é que se ultrapasse a média de isenção sobre a renda tributável por pessoa.
Por outro lado, declarar em conjunto pode trazer vantagens ao casal se um dos cônjuges não possui renda tributável.
MAS, ATENÇÃO! Cada caso é um caso. Para ter certeza de que vale ou não a pena, o ideal é sempre fazer um rascunho no programa das duas situações, em conjunto e em separado e comparar.
As regras gerais indicam que o limite para a dedução com desconto simplificado individual é de R$ 15.197. Quando uma pessoa do casal tem renda menor, então existe maior chance de pagar menos ao declarar de forma simples e conquistar 20% de desconto na renda tributável,
Para saber mais sobre o assunto, você pode se inscrever gratuitamente em nosso curso online Imposto de Renda Pessoa Física 2014. Assista aos vídeos com as principais dicas e baixe o e-book interativo com mais de 700 perguntas e respostas sobre como fazer sua DIRPF2014.
Inscreva-se gratuitamente no curso online Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF – 2014