Estão abertas as inscrições para o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 418.485 candidatos inscritos até as 11h desta segunda-feira (6), segundo o Ministério da Educação (MEC). O prazo de inscrição foi aberto pouco depois da meia-noite de domingo (5) e vai até as 23h59 (de Brasília) desta sexta-feira (10). Os mais de 5 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 poderão concorrer a uma das vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram feitas mais de 830 mil inscrições até as 11h desta segunda, uma vez que cada candidato pode se inscrever em até dois cursos. São oferecidos 4.732 cursos em 115 instituições de ensino superior. As notas de corte de cada curso serão atualizadas diariamente, e o estudante pode mudar sua opção até o último momento do prazo de inscrição. Mercadante disse, ainda, que as notas do Enem, divulgadas na noite de sexta-feira (3), foram acessadas por 4.978.449 acessos

Segundo o MEC, o número oficial de vagas disponíveis pelo Sisu em 2014 é de 171.401. Anteriormente, o G1 havia feito um cálculo com base nos dados do site sisu.mec.gov.br e chegado ao número de 171.756 vagas disponíveis – número que acabou ficando um pouco acima do oficial, divulgado agora.

"A principal novidade é que nós tivemos uma grande expansão de cursos", disse Mercadante. "Estamos com mais de 4,7 mil cursos ofertados, quase mil cursos a mais do que tínhamos no ano passado, porque mais universidades estão aderindo ao Sisu e ao Enem. Portanto, os alunos têm mais opções. Nós tínhamos em 2010, campus apenas em 180 cidades e hoje são mais de 400 municípios que estão oferecendo cursos para os estudantes. Então eles têm muito mais cursos, mais opções de vagas e isso a democratizar o acesso, é isso."

Conheça o curso online Preparatório Pré-Vestibular + Enem Intensivo