Estatais investiram R$ 98 bi no ano passado

 

As 73 empresas estatais pertencentes ao governo federal investiram 98 bilhões de reais no ano passado, o dobro do que a União investiu em projetos próprios, como a melhoria da infraestrutura do país.

O baixo ritmo dos investimentos da União tem impacto direto no desempenho da economia brasileira – ou seja, contribuiu para o “Pibinho” de 0,6% registrado no terceiro trimestre de 2012.

Levantamento da ONG Contas Abertas divulgado nesta quinta-feira mostra que o montante investido pelas estatais é 18,8% maior do que o total de 2011.

Entre as estatais mais importantes, o Grupo Petrobras foi o principal responsável pelo aumento dos investimentos. A empresa, que foi autorizada a reajustar o preço da gasolina nas refinarias na última terça-feira, investiu 85,9 bilhões de reais em 2012 ante 75,5 bilhões de reais no ano anterior.

A Infraero surpreendeu, apesar da manutenção dos gargalos para a realização da Copa 2014. A companhia responsável pelos aeroportos do país investiu 1,4 bilhão de reais em 2012, o equivalente a 77,9% do 1,7 bilhão de reais previsto no orçamento da estatal, aprovado pelo Congresso Nacional. Os orçamentos de todas as estatais têm de ser aprovados pelos parlamentares.

No ano passado, a previsão do orçamento era de um investimento total de 105,6 bilhões de reais. As estatais utilizaram 92,7% desse valor, o maior nível desde 2000. Em valores constantes atualizados pelo índice de inflação, o investimento de 98 bilhões de reais é também o maior realizado pelas empresas federais nos últimos 12 anos.

Das 73 empresas que pertencem ao governo federal, 66 são do setor produtivo - 19 do Grupo Eletrobrás e 24 do Grupo Petrobras, por exemplo - e sete são do setor financeiro. O montante aprovado foi utilizado na execução de obras ou serviços em 323 projetos.

O Ministério de Minas e Energia concentra 91% do total de investimentos de todas as estatais federais. No ano passado, as empresas do setor de energia investiram 91,9 bilhões de reais dos R$ 96,1 bilhões de reais autorizados.

Inscreva-se no curso online Contabilidade Pública
em: http://unieducar.org.br/catalogo/curso/contabilidade-publica