Inscrições para o Sisu terminam hoje e UFC é a instituição mais procurada

Os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até até 23h59min de hoje para se inscreverem no programa, pelo site do Ministério da Educação (MEC). De segunda-feira, 6, até as 18 horas de ontem (horário de Fortaleza), o número de inscritos era de 2.188.560. O total de inscrições alcançou 4.247.729. Cada candidato pode escolher até dois cursos.

A Universidade Federal do Ceará (UFC), que está ofertando 6.378 vagas, ainda figurava como a instituição mais procurada do País, com 211.804 inscritos, segundo balanço do MEC divulgado ao meio-dia de ontem.

Na sequência, vinham Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 156.571 inscritos; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 138.857; e Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 130.119.

A concorrência na UFC também era uma das maiores, com 33,20 candidatos por vaga ofertada. Na comparação entre número de inscritos por estado, o Ceará era o quinto colocado (160.748). Minas Gerais liderava (253.473), seguido de São Paulo (246.045), Rio de Janeiro (195.600) e Bahia (164.183).

Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O programa seleciona estudantes de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cotas
Segundo balanço divulgado ontem pelo MEC, as vagas reservadas pela Lei de Cotas ficaram ainda mais disputadas no Sisu. São 25 estudantes para cada oportunidade no ensino superior reservada pela lei. Na ampla concorrência, a relação é de 23 candidatos por vaga. O MEC não especificou essa relação por estado ou por instituição.

Notas de corte
Até ontem, quarto dia de inscrições, a maior nota de corte foi registrada no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 822,9 pontos. A concorrência chegou a 92,29 candidatos por vaga. No balanço, Medicina tem 13 dos 20 cursos com as maiores notas de corte desta edição do Sisu.

Na UFC, as maiores notas de corte foram registradas exatamente em Medicina: 792,70 pontos no curso da instituição em Fortaleza; 784,12 em Sobral e 778,56 em Barbalha.

Para a estudante Thaís Bedê Vale, 17 anos, cuja meta era uma vaga no curso de Medicina na UFC, a alta na nota de corte já era esperada. “Sabíamos que ia aumentar por causa das cotas, já que agora são menos vagas, mas não achava que seria tanto - foram 10 pontos.” O foco agora é a Universidade Estadual do Ceará (Uece), para a qual ela já garantiu aprovação.

Tira-dúvidas

Como é feita a distribuição das cotas no Sisu?
Das vagas reservadas pelas instituições para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, metade é destinada para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. O preenchimento das vagas leva em conta ainda critérios de cor ou raça, ou seja, um percentual das vagas é reservado para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas em proporção igual à de pretos, pardos e indígenas na população da Unidade da Federação onde está localizada a instituição, segundo o último censo do IBGE.

Como é calculada a nota de corte de cada curso que o Sisu informa como referência?
Uma vez por dia, o Sisu calculou a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Como será o cronograma de matrícula?
A primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 13 de janeiro. Os selecionados deverão se matricular nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas próprias instituições de ensino, apresentando os documentos exigidos por cada uma delas e pela lei federal de cotas, se for o caso. A segunda chamada ocorre dia 27 de janeiro, com matrícula nos dias 31 de janeiro 3 e 4 de fevereiro.Quem não for convocado nessas duas chamadas terá entre de 27 de janeiro a 7 de fevereiro para se inscrever na lista de espera.

Para acompanhar a oferta de vagas: http://sisu.mec.gov.br/cursos
Para realizar inscrição: http://sisualuno.mec.gov.br/

Conheça o curso online Língua Portuguesa - Prática Textual