Itaú, Bradesco e Banco do Brasil são as marcas mais valiosas do país

O mercado financeiro dominou mais uma vez o topo do ranking das marcas brasileiras mais valiosas, divulgado nesta terça-feira (26) pela consultoria Interbrand. O Itaú permaneceu na liderança, com valor de marca estimado em R$ 19,3 bilhões – apesar da queda de 13% em relação ao ano anterior.

Na sequência, permanecem Bradesco (R$ 14 bilhões) e Banco do Brasil (R$ 11,8 bilhões). O valor das marcas dos bancos recuou, respectivamente, 7% e 4% sobre 2012.
Completam o Top 10: Skol, Petrobras, Natura, Brahma, Antarctica, Vivo e BTG Pactual, que faz sua estreia no ranking como a primeira marca brasileira de banco essencialmente focado em investimentos.

Segundo a Interbrand, houve uma perda acumulada de R$ 5,5 bilhões entre as cinco primeiras da lista.

O Itaú, maior banco privado do país, ocupa a liderança desde 2001, quando foi lançada a primeira versão do ranking. Até 2011, a instituição só tinha visto seu valor de marca crescer, ano após ano. Este foi o segundo ano consecutivo de recuo no valor da marca como consequência de projeções financeiras mais conservadoras, segundi o levantamento.
"Se, por um lado, quatro das cinco primeiras marcas perderam valor, outras incrementaram seus valores de maneira significativa. Houve um avanço forte das marcas de cerveja, com crescimento médio de 27% puxado pelo desempenho excepcional da Ambev no mercado interno, aproveitando os grandes eventos esportivos que se aproximam", destacou André Matias, diretor de avaliação de marcas da Interbrand.

Estreias
Outras duas marcas apareceram pela primeira vez na lista das 25 marcas mais valiosas do país: Porto Seguro e Arezzo. Já a marca Ipiranga voltou a figurar no ranking, após cinco anos fora.

A Hering (18ª colocada) foi elo terceiro ano consecutivo a marca que mais cresceu em valor de marca, com uma alta de 58% sobre 2012. Na sequência, aparecem Brahma e Casas Bahia, com aumento de 42% no valor da marca. Em terceiro lugar vem a Ciel, com 35%.

O ranking leva em conta principalmente os resultados financeiros da empresa, a influência da marca no processo de escolha do client e a capacidade de superar a concorrência e garantir a demanda e os ganhos ao longo do tempo.

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