MEC divulga calendário de seleção do Sisutec

Os interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) têm entre os dias 6 e 12 de agosto para fazer a sua inscrição, exclusivamente pelo site http://sisutec.mec.gov.br. O calendário do programa federal, que ofertará vagas em cursos técnicos gratuitos a estudantes egressos do ensino médio, foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

Assim como ocorre no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a seleção de alunos para o Sisutec será feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, os candidatos devem obrigatoriamente ter realizado o Enem 2012 e não podem ter zerado na redação.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 85% das vagas totais do programa serão destinadas a estudantes que, independentemente da renda familiar per capita, tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou na condição de bolsista integral na rede privada.

Já nas instituições federais de ensino, 50% das vagas serão reservadas a candidatos que, além de terem cursado o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em unidades particulares, tenham renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa (1.017 reais).

Haverá reserva de vagas também a estudantes autodeclarados negros, pardos ou indígenas, segundo o percentual de cada um desses grupos definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estado de oferta dos cursos. As vagas restantes — após cumpridas todas as reservas — serão abertas à ampla concorrência.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar a modalidade a qual deseja concorrer (reserva de vagas ou ampla concorrência) e até duas opções de curso, indicando sua preferência.

A divulgação dos aprovados em primeira chamada está prevista para o dia 14 de agosto, e, em segunda, para o dia 19 do mesmo mês.  As aulas dos cursos técnicos terão início em duas datas distintas: 22 de agosto e 21 de outubro.

Conheça o curso online Preparatório Enem Completo