MEC divulga lista de cursos que terão vestibular suspenso

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União a lista dos 270 cursos de ensino superior que terão o vestibular suspenso a partir deste ano - ou seja, mesmo instituições que já tenham realizado processo seletivo não poderão matricular os alunos aprovados em 2014. Tais cursos atingiram pontuações consideradas insatisfatórias (1 e 2) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2012, que avalia a qualidade das graduações oferecidas no país. No total, serão congeladas 44.069 vagas nas áreas de humanidades, que incluem administração, ciências contábeis, direito e comunicação social, entre outras carreiras.

Os 270 cursos foram divididos em dois grupos: o primeiro engloba 152 graduações que, apesar de ainda apresentarem notas ruins, avançaram entre 2009 e 2012. Estes cursos poderão ter o processo seletivo reaberto para ingresso de novos alunos em 2015, caso apresentem um plano de melhorias. 

Já o segundo grupo, composto por 118 cursos que possuem notas insatisfatórias e não evoluíram nas duas últimas aferições, receberá visitas de equipes do MEC. A reabertura dos vestibulares, caso autorizada, deverá acontecer somente para o processo de 2016.

Em até 60 dias, todo os cursos com conceitos 1 e 2 devem apresentar um plano de reestruturação do corpo docente, que contemple dedicação integral e titulação de professores. Em até 180 dias, devem entregar ao MEC uma proposta de readequação da infraestrutura e do projeto pedagógico. O plano será acompanhado por comissão de avaliação. Caso não sejam verificadas melhorias, o curso corre o risco de ser fechado definitivamente.

O número de cursos com vestibulares suspensos representa 3,2% do total de 8.184 avaliados em 2012. Segundo o levantamento, apenas 1,5% das graduações atingiu o conceito 5 e pode ser classificada como excelente.

Em 2012, o MEC anunciou a suspensão do vestibular de 207 cursos de graduação, dos quais 112 com tendência positiva e 88, negativa. Dos cursos com tendência positiva, ou seja, que evoluíram entre duas avaliações, 46 foram liberados para reabrir o ingresso de alunos.

Conheça o Preparatório Online Pré-Vestibular + Enem Intensivo