MEC divulga o gabarito oficial do Enem 2013

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o gabarito oficial do Exame Nacional Ensino Médio (ENEM) de 2013. 

As provas do Enem 2013 foram aplicadas no sábado e domingo em 1.661 municípios brasileiros. Mais de 7 milhões de candidatos estavam habilitados a realizar o exame, mas somente pouco mais de 5 milhões compareceram: de acordo com dados do MEC, o índice de abstenção foi de 29% — o maior desde 2009, quando 37,7% dos inscritos não compareceram.

Os faltosos, conforme o MEC, custaram aos cofres públicos cerca de 58 milhões de reais. Como o custo por participante neste ano foi de 49,86 reais, poder-se-ia supor que o prejuízo ao contribuinte foi de 103 milhões de reais. O MEC, no entanto, alega que, como as rotas de entrega das provas não mudam e há economia com corretores, o prejuízo é reduzido. Em 2012, a avaliação registrou um índice de abstenção de 27,9% e prejuízo de 90,4 milhões de reais.

No primeiro dia de prova, os candidatos responderam a 90 questões das áreas de ciências humanas e da natureza e no segundo dia, a 90 questões de linguagens e matemática, além de uma redação. Em parceria com o Anglo Vestibulares, o site de VEJA publicou a resolução das questões. Confira: 1º dia de provas e 2º dia de provas.

Segundo o MEC, o Enem 2013 correu dentro dos parâmetros previstos. Nos dois dias de prova, 36 participantes foram eliminados por publicar nas redes sociais fotos de dentro das salas de prova. Pelo edital do exame, celulares e quaisquer outros aparelhos eletrônicos devem ser desligados e lacrados antes do início da avaliação.

É importante lembrar que, com o gabarito oficial, os candidatos podem saber quantas e quais questões acertaram, mas isso não é suficiente para conhecer seu desempenho na prova. O Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, sendo o desempenho final do participante determinado pela combinação de resultados.

Conheça o curso online preparatório ENEM  Completo