Ministério e ONU lançam campanha contra o tráfico humano

O Ministério da Justiça e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) lançaram nesta quinta (9) , em Brasília, a campanha Coração Azul, que tem como objetivo combater crime de aliciamento de pessoas para trabalhos escravos e sexuais, além do tráfico de crianças.

A cantora Ivete Sangalo, embaixadora da campanha, participou da cerimônia e classificou como  "inadmissível" o tráfico de pessoas.

A campanha consistirá de anúncios na televisão, estrelados pela cantora. O slogan é "Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas". Também  foi criado um site informativo (www.coracaoazul.com.br). Serão ainda produzidos cartazes e distribuído material sobre a importância de se denunciar esses crimes.

Dados da ONU indicam que no mundo há mais de 2 milhões de pessoas traficadas e outras 20 milhões de vítimas de trabalhos forçados.

"É inadmissível que, nos tempos de hoje, estudando a humanidade, que se depare com movimentos tão radicais, desumanos, como a escravidão pelo tráfico de pessoas. [...] Liberdade não se vende. Dignidade não se compra. É o lema da minha vida e quero partilhar com muitas pessoas", disse Ivete Sangalo.

A iniciativa tem o apoio da TV Globo. O tráfico de pessoas é tema na novela "Salve Jorge". O vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Paulo Tonet Camargo, esteve presente e afirmou que o tráfico de pessoas "envergonha o mundo e o Brasil".

"A autora Glória Perez se dedicou à profunda pesquisa sobre o tema para compor 'Salve Jorge'. Glória Perez busca dar voz aos que não têm e aos invisíveis, como ela mesma afirmou, na esperança de que a novela sirva para alertar e resgatar pessoas", disse Camargo.

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