A Petrobras anunciou na última quarta-feira, 17, os projetos sociais e ambientais contemplados nas seleções públicas dos programas Petrobras Ambiental e Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, lançadas em setembro do ano passado. Das 130 iniciativas sociais selecionadas, 50 são da região Nordeste.
No Ceará, 10 projetos receberão financiamentos da companhia. Das iniciativas ambientais aprovadas, 12 são projetos do nordeste sendo um do Ceará.
A companhia financiará recursos na ordem de R$ 247 milhões de reais, sendo R$ 145 milhões para os 130 projetos sociais e R$ 102 milhões para 46 as ações ambientais.
“Este é o maior investimento de todas as edições dos programas”, destacou Armando Tripodi, Gerente executivo de responsabilidade social da Petrobras. Nas duas seleções públicas foram inscritos 4.177 projetos. O Ceará foi o segundo estado com maior número de inscrições, 176 ao todo.
“No Nordeste contemplamos no total, 56 projetos com recursos na ordem de R$ 82 milhões para toda a região. Os projetos buscam trazer inclusão social, além de gerar renda para as regiões em que estão destinadas”, acrescentou Tripodi. A previsão da Petrobras é de que até dezembro de 2013 as verbas sejam repassadas às instituições.
As iniciativas do Ceará abrangem a assistência voltada para a arte, cultura, educação e capacitação profissional. O centro de defesa e promoção dos direitos Humanos da arquidiocese de Fortaleza teve o projeto “Raízes Indígenas” entre os selecionado. A iniciativa pretende fortalecer a capacidade de gestão das organizações e grupos dos povos indígenas do Ceará.
Para o diretor da instituição, Padre Emilio Castelo, “as temáticas relacionadas à terra e moradia, propõe trabalhar neste projeto, com a questão dos indígenas cearenses no sentido de continuar sua programação de assessoria e promover experiências de geração de renda”.
O Projeto ambiental Florestação de São Luiz do Curu, do Centro de Estudos de Trabalho e Assessoria ao Trabalhador, tem como objetivo ampliar a sustentabilidade ambiental de seus agroecosistemas e comunidades.
A cada dois anos, a Petrobras realiza seleções públicas como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência do processo de patrocínio.
Para estas seleções, foram capacitadas mais de 4 mil pessoas em 37 cidades de norte a sul do País, e realizados mais de 2,5 mil atendimentos online. De janeiro a abril, foi realizado o processo de análise e escolha dos projetos, composto por quatro etapas para cada programa: triagem administrativa, triagem ténica, comissão de seleção e conselho deliberativo.
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