Poupança ainda paga melhor do que renda fixa

Com juro básico em 8% ao ano, a poupança continua mais atraente que a maioria dos fundos de renda fixa, considerando o ganho líquido mensal, que desconta taxas cobradas e imposto. É o que mostra levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Na comparação, a caderneta se revela uma boa alternativa mesmo após a mudança de regras que reduziu a rentabilidade de aplicações feitas a partir de 4 de maio de 2012.

Por essa norma, todos os novos depósitos efetuados na caderneta de poupança renderão 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR) sempre que o juro básico for menor ou igual a 8,5% ao ano. Segundo a Anefac, a nova poupança, com rentabilidade de 0,45% ao mês, ganha de todos os fundos de renda fixa com taxa de administração a partir de 2% ao ano, independentemente do prazo para resgate dos recursos.

Já para os fundos que cobram 1,5% ao ano de taxa, a poupança nova só perde quando o resgate pode ser feito a partir de dois anos.

Os fundos com taxa de administração de 1% só compensam com resgate após seis meses. Somente produtos que cobram 0,50% ao ano - normalmente, em aplicações acima de R$ 50 mil- sempre vencem da poupança.

Comparativo
Considerando a poupança antiga (que rende 0,5% ao mês mais TR, ou 6,17% ao ano mais TR), que contempla aplicações anteriores a 4 de maio de 2012, a caderneta só perde para os fundos com taxa de administração de 0,50% ao ano e resgate acima de dois anos.

Conheça o curso online Finanças - Planejamento Financeiro