Queda na taxa de desemprego

Nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego ficou em 4,9% em novembro, após registrar 5,3% em outubro, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta sexta-feira (21).

A taxa é a menor para o mês de novembro desde o início da série, que teve início em março de 2002, e a segunda menor de toda a série histórica. Em novembro do ano anterior, o indicador havia ficado em 5,2%.

A população desocupada somou 1,2 milhão de pessoas, registrando recuou de 8,0% em relação a outubro e estabilidade frente novembro de 2011. A população ocupada atingiu 23,5 milhões de pessoas e ficou estável diante de outubro. Na comparação anual, o avanço foi de 2,8%.

O contingente de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 11,4 milhões e não registrou variação sobre outubro. Na comparação anual, foi registrada alta de 2,5%.

O salário médio real dos trabalhadores ocupados ficou em R$ 1.809,60, o valor mais alto desde o início da série histórica. O aumento é de 0,8% em relação a outubro e de 5,3% sobre o mesmo período de 2011.

Os rendimentos aumentaram nas regiões metropolitanas do Recife (2,2%), de Belo Horizonte (1,5%) e do Rio de Janeiro (2,6%). Na contramão, foi registrada queda em Porto Alegre (-1,4%) e nenhuma variação em Salvador e São Paulo.

Na comparação anual, os salários cresceram no Recife (5,9%), em Belo Horizonte (9,3%), no Rio de Janeiro (4,8%), em São Paulo (7,0%), em Porto Alegre (4,4%) e recuou em Salvador (-5,9%)

Na classificação por grupamentos de atividade, o maior aumento no salário, de 10,6%, foi visto em serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira.

Já na classificação por categorias de posição na ocupação, o maior aumento no rendimento médio real habitualmente recebido em comparação com novembro do último ano foi para os empregados sem carteira no setor privado (5,8%).

Na análise por regiões, em relação a novembro do ano anterior, o índice mostrou baixa em Salvador (1,9 ponto percentual) e no Rio de Janeiro (1,4 ponto percentual) e manteve a estabilidade nas outras regiões.

Para saber mais sobre o assunto, inscreva-se no curso online Economia - Fundamentos da Ciência Econômica em: http://unieducar.org.br/catalogo/curso/economia-fundamentos-da-ciencia-economica