Reajustes de preços de forma abusiva poderão ser punidos

 

Os setores da economia beneficiados com reduções de tributos que reajustarem preços de forma abusiva poderão ser punidos com a reversão das medidas, disse ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o governo está atento para que todas as reduções de preços dos produtos beneficiados por desonerações sejam cumpridas.

"Temos um sistema de monitoramento de preços. A Seae traz a evolução de todos os preços. Fazemos o acompanhamento dos setores beneficiados com reduções tributárias para eventualmente reverter medida se houver abuso na elevação de preços", declarou.

Segundo o ministro, a redução nos preços dos alimentos diminuirá a inflação porque esses produtos têm peso relevante no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial de inflação. "A alimentação é o principal componente do IPCA. Pesa 23% no índice. Eu acredito na disposição do setor em reduzir os preços. Todos os empresários falaram que vão repassar o mais depressa possível para os produtos", ressaltou.

Produção

Mantega disse ainda que a desoneração da cesta básica ajudará não apenas a conter a inflação, mas a estimular a produção de alimentos. Ele disse ter recebido, em reunião com representantes do setor, indicações de que os empresários pretendem aumentar a produção depois da redução de tributos. "Já me apresentaram um plano de expansão da produção de alimentos no país", afirmou, ressaltando que o setor alimentício faturou R$ 425 bilhões no ano passado e é um dos motores da economia brasileira.

Inscreva-se gratuitamente no módulo introdutório do curso online Direito Tributário em http://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/direito-tributario-gratis