Saiba as marcas mais significativas do mundo, para os consumidores, segundo o Havas

A importância das marcas para o consumidor é relativa. Se 511 dos principais selos globais desaparecessem amanhã, eles não seriam notados. A conclusão é do estudo MeaningfulBrands (marcas significativas, em tradução livre), divulgado pelo grupo Havas Media, que ouviu a opinião de 134 mil consumidores de 23 países sobre 700 marcas.

De acordo com o estudo, a indiferença às marcas varia por região. Na Europa, os entrevistados afirmaram que apenas 5% das marcas envolvidas na pesquisa são importantes em suas vidas. Já nos Estados Unidos, as pessoas não se importariam se 92% das marcas deixassem o mercado.

A pesquisa aponta que a importância dada às marcas é maior na Ásia e na América Latina. No primeiro mercado, 49% das marcas são significativas - os 51% poderiam desaparecer, contudo. Para os latino-americanos, o eventual desaparecimento de 58% das marcas não traria nenhum impacto às suas vidas.

Consumidores desconfiados - Em escala global, 54% das pessoas não confiam nas marcas como um todo. Além disso, 68% dos entrevistados disseram que as marcas não se comunicam honestamente com seus clientes a respeito de compromissos e promessas.

Para as pessoas envolvidas no estudo, 71% das companhias deveriam se envolver ativamente na solução de problemas sociais. No entanto, eles acreditam que apenas 39% das empresas se dedicam a essas questões.

Petrobras - O MeaningfulBrands não informou o nome de todas as 700 companhias envolvidas no estudo. Apesar dissoo, a Petrobras foi a única companhia brasileira citada no estudo. Junto com a espanhola Repsol, também do setor petrolífero, e a empresa de economia mista Électricité de France (EDF), a Petrobras foi apontada como uma empresa que está "quebrando barreiras e ganhando níveis de importância cada vez maior" para os consumidores.

As marcas mais importantes - O estudo também listou as marcas mais importantes para os entrevistados. A lista tem gigantes do setor de tecnologia, empresas de alimentos, varejistas e marcas de eletrodomésticos. Confira:

As marcas mais significativas do mundo, segundo o Havas

Google
A empresa de serviços online e software foi considerada a mais significativa do mundo de acordo com a MeaningfulBrands.

Samsung
A fabricante coreana de celulares avança ante a Apple e ocupa a segunda posição na lista.

Microsoft
A terceira marca mais significativa é a Microsoft, cujo sistema operacional Windows está presente na maioria dos computadores do mundo.

Nestlé
A multinacional do setor de alimentos ficou o quarto lugar no ranking de marcas significativas da Havas Media.

Sony
A fabricante japonesa de eletroeletrônicos é a quinta colocada da classificação.

Ikea e Dove
A rede de móveis sueca Ikea e a marca de sabonetes Dove dividiram o sexto lugar na classificação da Havas Media.

Nike e Walmart
O sétimo lugar também foi dividido: ficou com a fabricante de artigos esportivos Nike e a varejista Walmart

Danone
A multinacional de alimentos Danone foi a oitava marca mais significativa para os entrevistados do MeaningfulBrands.

Philips
A multinacional holandesa de eletroeletrônicos é a nona colocada no ranking da Havas Media.

P&G
A P&G, que produz uma imensa variedade de produtos de higiene e limpeza, foi a décima mais lembrada pelos entrevistados.

Conheça o curso online Gestão de Marcas e Produtos