Seis erros para não cometer na reta final do Enem

A uma semana da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os nervos começam a ficar à flor da pele e, sob pressão, alguns candidatos cometem erros comuns, mas que podem ser fatais para um bom desempenho na avaliação. Virar madrugadas estudando, turbinar estudos com doses cavalares de cafeína e investir tempo naquele conteúdo complexo de física que raramente aparece na prova são alguns deles.

Para evitar que esses erros se repitam, o site de VEJA consultou os coordenadores Alberto Francisco do Nascimento, do Anglo, e Augusta Aparecida Barbosa, do Cursinho XI, que apontaram uma lista de tropeços comuns nesta fase. Confira a lista e não caia nessas armadilhas!

Seis erros cometidos na reta final do Enem

Estudar demais
O hábito de deixar tudo para a última hora pode levar alguns candidatos ao desespero às vésperas do Enem. Candidatos pouco preparados podem tentar aprender tudo o que não conseguiram até então em poucos dias, virando madrugadas atrás do prejuízo. A prática não é recomendada por especialistas. “Virar a madrugada é um erro, porque o aluno perde o sono, se descontrola e se descompensa fisicamente” afirma a coordenadora do Cursinho XI, Augusta Aparecida Barbosa. O recomendável é estudar cerca de quatro horas por dia, intercalando 50 minutos de cada disciplina.

Investir em conteúdos que não domina
Se o candidato não conseguiu estudar todos os assuntos cobrados na prova, a última semana não é a data adequada para aprender conteúdos novos, especialmente se forem complexos. “O estudo é uma atividade lenta, de médio a longo prazo, não a curto prazo. Se estudou, mantenha o ritmo de estudo. Se não, tente fazer uma pequena revisão e um estudo genérico”, explica o coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.

Não cuidar da saúde
Dormir mal, tomar café em demasia ou calmantes um dia antes da prova para acalmar os nervos são péssimas atitudes para a última semana antes do Enem. O ideal é descansar, manter uma alimentação equilibrada e não usar medicamentos ou outros subterfúgios para dormir ou se manter acordado, pois podem prejudicar o organismo. “O mais certo é prestar atenção na alimentação, procurar estar fisicamente bem e não perder o ritmo de estudo. O aluno que vai prestar a prova tem que aguentar ficar lá, têm muita coisa para ler, precisa estar bem disposto”, afirma Augusta Aparecida Barbosa.

Ficar muito nervoso
Os nervos não são bons aliados na hora de fazer uma prova, pois o nervosismo pode fugir do controle e atrapalhar o raciocínio do candidato. A preparação para a prova exige treinar o domínio do estresse, para não deixar que ele atrapalhe no momento mais importante. “É preciso relaxar, não ficar estressado, evitar decorar fórmula de última hora, acho que isso ajuda a fixar o conteúdo. Um dia antes, ele deve parar, se acalmar para encarar a prova com sossego e dormir bem”, aconselha a coordenadora do Cursinho XI.

Não ir visitar o local de prova antes
Todo ano, o mesmo show se repete: candidatos atrasados chegam correndo às portas das escolas que aplicam o Enem e ficam do lado de fora. Para evitar esse tipo de situação, é preciso se planejar com antecedência e visitar o local da prova um dia antes. “O que deve ser feito: visitar local de prova, calcular tempo de percurso, jogar fator de segurança em cima, dormir cedo, acordar cedo e  não ir fazer a prova sem comer, porque cai o rendimento”, diz Alberto Francisco do Nascimento, do Anglo

Não preparar o material antes
O participante do Enem deve ter em mãos um documento de identidade e uma caneta preta de tubo transparente. Outros materiais, como celular, lápis, borracha e lapiseira, devem ser guardados no porta-objetos que é distribuído a todos os candidatos e deve ficar guardado embaixo da carteira. Se a caneta não funciona ou o candidato esqueceu a identidade, a responsabilidade é dele. Por isso, o coordenador de Vestibular do Anglo aconselha os alunos a deixare pronto o material antes da prova.

Conheça o curso online preparatório ENEM - Resumão - Ciências da Natureza e suas Tecnologias