Taxa de desemprego nos EUA sobe para 7,9% em janeiro

Os Estados Unidos registraram avanço de 0,1 ponto porcentual na taxa de desemprego, para 7,9% em janeiro. A expectativa de analistas era de que o número de empregados no país aumentasse em 160 mil cargos no último mês do ano e que a taxa de desemprego permaneceria em 7,8%.

No entanto, foram 157 mil postos criados no mês passado, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. Houve, ainda, mais 127 mil postos criados em novembro e dezembro do que informado anteriormente.

Todos os ganhos de emprego em janeiro foram no setor privado, em que a contratação foi tão generalizada como em dezembro e os declínios do emprego no setor público permaneceram moderados. O setor de produção de bens registrou o terceiro mês de sólidos ganhos, com o emprego na indústria avançando pelo quarto mês seguido. As folhas de pagamento em construção aumentaram em 28 mil cargos, após alta de 30 mil em dezembro.

Dentro do vasto setor de serviços privados, os empregos no varejo subiram em 32.600 após alta de 11.200 em dezembro. Com isso, o emprego no varejo aumentou por sete meses consecutivos. A média de ganhos por hora subiu quatro centavos no mês passado, mostrando uma alta estável. Eles avançaram 2,1% nos 12 meses até janeiro.

No entanto, o relatório de emprego desta sexta-feira mostra que a economia dos Estados Unidos está melhorando, mas o Congresso precisa agir e promover políticas que estimulem o crescimento para evitar cortes profundos previstos para entrar em vigor no próximo mês, afirmou o economista da Casa Branca Alan Krueger.

"A administração continua a pedir ao Congresso que caminhe na direção de um orçamento federal sustentável, de uma forma responsável, que equilibre receitas e gastos (...), enquanto promove investimentos críticos na economia que promovam o crescimento e a criação de empregos", completou Krueger em nota.

Inscreva-se gratuitamente no módulo introdutório do curso online Gestão de RH - Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento em: http://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/gestao-de-rh-recrutamento-selecao-e-desenvolvimento-gratis