UFC é a instituição com maior número de inscrições no Sisu do País

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a instituição mais procurada no Brasil pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até as 10 horas (horário de Fortaleza) de ontem, segundo dia de Sisu, 165.399 inscrições haviam sido realizadas em cursos ofertados pela UFC. Os dados foram divulgados na tarde de ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

No ranking das universidades com maior número de inscritos, vêm em seguida as federais de Minas Gerais (140.186), Rio de Janeiro (135.570), Bahia (97.722) e Pernambuco (90.073). Até as 18 horas de ontem, segundo balanço divulgado pelo MEC, o número de inscritos chegava a 1.691.193. O total de inscrições - cada candidato pode escolher até dois cursos - já havia ultrapassado os três milhões.

Nas edições anteriores do Sisu, a UFC também figurou como uma das instituições mais procuradas no ranking nacional. Para o coordenador do Sisu na instituição, Miguel Franklin, a grande oferta de vagas é a principal responsável pelo número elevado de inscrições na universidade. No Enem 2013, a UFC disponibilizou 6.378 vagas. “Quanto mais você tem para ofertar, mais atenção você chama dos candidatos”, pontou.

Além de liderar o ranking nacional de inscrições no Sisu, a UFC, segundo dados do MEC, também figura entre as instituições mais concorridas do País. A proporção entre número de inscritos e vagas ofertadas na instituição é de 25,93 - a quarta maior do Brasil.

Nota de corte
A estudante Harianny Rodrigues, 21 anos, se inscreveu no Sisu pelo quarto ano consecutivo para o curso de Medicina da UFC. Apesar da preparação, Harianny ficou com uma nota abaixo da pontuação mínima necessária para o ingresso no curso. A nota de corte para a UFC foi a 12º mais alta entre os cursos de Medicina do País: 792,2. As primeiras notas de corte foram divulgadas no portal do Sisu às 2 horas da madrugada de ontem. “Ainda vou continuar tentando uma vaga na UFC, mas agora vou focar em vestibulares tradicionais”, comentou.

De acordo com o coordenador do Sisu na UFC, Miguel Franklin, as pontuações para cursos na federal do Ceará aumentaram em relação ao ano passado por causa da implantação do novo sistema de cotas, que reserva 50% das vagas ofertadas para alunos da rede pública. A tendência, segundo o coordenador, é que as notas de corte, que devem sofrer mudanças diárias até o fim da semana, cresçam ainda mais. “Os que não se inscreveram vão se inscrevendo e as notas mais altas vão tomando o lugar, empurrando as baixas para fora. Então deve ter um aumento no processo”, explica.

Serviço
Para acompanhar a oferta de vagas: http://sisu.mec.gov.br/cursos
Para realizar inscrição: http://sisualuno.mec.gov.br/

Cronograma Sisu 2014

Início das inscrições: 6 de janeiro
Fim das inscrições: 10 de janeiro (às 23h59min, horário de Brasília)
Matrícula da primeira chamada: 17 a 21 de janeiro
Resultado da segunda chamada: 27 de janeiro
Prazo para participar da lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro
Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro a 4 de fevereiro

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: A partir de 11 de fevereiro

Conheça o curso online Preparatório Pré-Vestibular + Enem Intensivo