UFC supera a UFRJ

Com cerca de 10 mil candidatos inscritos para 140 vagas até 19 horas de ontem, o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) é considerado pelo Ministério da Educação (MEC) o mais procurado por candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013.

No número geral de inscrições (considerando todos os cursos), a instituição também superou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ocupa o topo do ranking das 101 entidades federais listadas no Sisu.

Até o último balanço oficial do MEC, divulgado às 17h55min, a UFC tinha 135.188 inscrições (contra 123.919 da UFRJ). Cada candidato pode escolher dois cursos.

A UFRJ também está atrás da UFC na Medicina. Tem, no entanto, a maior nota de corte do País (819,27 - contra 781,82 da federal cearense).
Os patamares variam conforme a quantidade de inscritos (que também é constantemente alterada, já que os candidatos podem modificar os cursos até sexta-feira, 11).

A UFC também leva vantagem no número de vagas. Oferta mais tanto na Medicina (140, contra 67 da UFRJ) quanto no quadro geral (6.258, contra 4.745 da federal carioca). Nas duas categorias, é a instituição com a maior chance para novos alunos no ranking das dez entidades e cursos mais procurados. (veja a lista no quadro ao lado).

Tanto para a cúpula da UFC quanto para os gestores do curso de Medicina da entidade, a grande procura não foi recebida com surpresa por conta do desempenho similar alcançado em edições anteriores do Sisu.

Vice-diretora do curso de Medicina, Valéria Goes ressalta a qualidade do ensino, a boa colocação dos egressos em concursos de residências médicas em diversos estados (e até no exterior) e a tradição da faculdade, que completa 65 anos em 2013. “Sempre foi uma faculdade por onde alunos brilhantes passaram. É uma faculdade de muito prestígio. Na parte de educação docente para a área médica, é pioneira. Os alunos, quando veem que é uma boa faculdade e com oferta boa de vagas, colocam como preferência. E a perspectiva é de melhora nas instalações físicas dos nossos hospitais”, disse.

Conheça mais sobre cursos online preparatórios para o ENEM em:
http://unieducar.org.br/cursos/idiomas-e-letras