USP concentra melhores programas de pós-graduação

Maior universidade pública do país, a Universidade de São Paulo (USP) manteve o título de instituição com maior concentração de programas de mestrado e doutorado de alta qualidade no Brasil, com quase 22% de todos os conceitos 6 e 7 registrados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). Por outro lado, a instituição teve 36 cursos que perderam qualidade entre 2010 e 2013.

Programas de quase todas as áreas caíram de posição, incluindo exatas, saúde e ciências humanas. Em apenas um caso, no entanto, a queda foi significativa: estudos da língua e literatura em inglês passou de uma avaliação 6, o que é considerado de nível internacional, para 4 — ainda considerado bom, mas fora do nível de excelência nacional.

A instituição também teve 35 cursos que subiram de conceito. Nove passaram do conceito 6 para a nota máxima, 7, todos na área de ciências da saúde. Outros doze conseguiram avançar do conceito 5 para o 6, de qualidade internacional. Na ponta de baixo, a evolução foi menor. O número de avaliações 3 cresceu de seis para quinze cursos e apenas dois cursos com conceito 3 subiram para o 4. As avaliações 1 e 2, que podem levar ao descredenciamento dos programas, não foram divulgadas ontem, já que ainda cabe recurso por parte das instituições.

A USP tinha 189 programas avaliados pela Capes em 2010. Neste ano, passou para 230. A instituição concentra quase 22% dos programas de pós-graduação brasileiros com conceitos 6 e 7, tratados pelo Ministério da Educação (MEC) como de qualidade equivalente a instituições internacionais. O conceito 7 foi atribuído a 44 cursos de doutorado e mestrado, enquanto em 2010 a nota havia sido dada a 27.

Universidades públicas — A avaliação divulgada nesta terça-feira mostra que os bons programas de pós-graduação ainda se concentram nas instituições públicas. Dos 406 cursos (12%) considerados de qualidade internacional pela Capes, apenas 27 são de instituições privadas.

Além da USP, as campeãs são as Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), com 33 programas avaliados com conceito 6 ou 7, de Minas Gerais (UFMG), com 31, e do Rio Grande do Sul (UFRGS), com trinta. Em São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também possui 33 programas entre aqueles com melhores avaliações.

Já entre as particulares, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) é a melhor colocada, com 11 cursos. A do Rio de Janeiro vem em segundo, com nove programas. Em São Paulo, a PUC tem dois: serviço social e psicologia da educação.

A maioria dos programas de pós-graduação ainda estão nos níveis 3 e 4, de razoável a bom. A avaliação trienal da Capes mostra que, dos 3.337 programas, incluindo 5.082 mestrados, doutorados e mestrados profissionais, 31,6% tiveram conceito 3 e 36,5%, 4.

Sete programas obtiveram conceito 1 e 53, conceito 2. Esses já são considerados descredenciados pela Capes, mas não foram divulgados pelo MEC porque ainda cabe recurso por parte das instituições, que terão 30 dias para pedir à Capes a revisão da avaliação. Mas, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, "é pouco provável que haja mudanças".

Conheça o curso online Didática do Ensino Superior - Jurídico