USP perde posições em ranking global de universidades

A Universidade de São Paulo (USP) perdeu posições no mais respeitado ranking unviersitário do mundo, organizado pela revista britânica Times Higher Education (THE) e divulgado nesta quarta-feira. Na lista, que reúne cem instituições, a USP figura entre a 81ª e a 90ª posições — em 2013, a instituição brasileira estava entre o 61º e o 70º lugares.   

A melhor instituição de ensino superior na opinião de especialistas, segundo o estudo, é a Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Compõe o seleto top 10:
. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA
. Universidade Stanford (EUA)
. Universidade Cambridge (Grã-Bretanha)
. Universidade Oxford (Grã-Bretanha)
. Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA)
. Universidade Princeton (EUA)
. Universidade Yale (EUA)
. Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA)
. Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA) 

Participaram do levantamento 10.536 pesquisadores de 133 países. O objetivo do estudo é identificar as cem entidades de ensino superior com as melhores marcas em todo o globo.

De acordo com a organização do levantamento, a avaliação é subjetiva, mas realizada cuidadosamente por especialistas em ensino superior e autores de artigos acadêmicos. A opinião dos envolvidos é considerada de alto nível.

Na mesma faixa de colocação da USP, estão as seguintes instituições: Universidade Brown (EUA), Universidade Chinesa de Hong Kong (China), Universidade Livre de Berlim (Alemanha), Universidade Leiden (Holanda), Universidade de Maryland (EUA), Universidade de Medicina de Mayo (EUA), Universidade de Queensland (Austrália), Universidade Utrecht (na Holanda) e Universidade Yonsei (Coréia do Sul).

Conheça o curso online Disciplinas para Concursos: Sociologia da Educação