Verão e turismo ajudam a conter desemprego em janeiro, diz IBGE

 

A taxa de desocupação de 5,4% em janeiro no país, a menor para o mês desde que começou a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março de 2002, teve a ajuda do calor para atingir a marca.

O sol movimentou uma série de serviços na praia, nos pontos turísticos e durante o carnaval, principalmente no Rio de Janeiro e no Nordeste, diz o instituto.

Segundo Cimar Azeredo, coordenador da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, no Rio de Janeiro, mais 37 mil pessoas trabalharam em janeiro na prestação de serviços em turismo, hospedagem e alimentação, comparando com dezembro de 2012. Na comparação com janeiro de 2012, foram mais 83 mil trabalhadores na área.

O coordenador explicou que, apesar de ser maior do que a dezembro de 2012, quando marcou 4,6%, a taxa de desemprego de 5,4% em janeiro era esperada e está estável em comparação aos meses de janeiro de 2011 e 2012. Isso porque, em janeiro, acontecem as dispensas dos trabalhadores temporários contratados para trabalhar nos meses que antecedem o Natal, explicou Cimar. A situação é amenizada pelo Rio de Janeiro e pelos estados do Nordeste, que adiam essa dispensa até pelo menos após o carnaval.

Cimar ressalta que merece destaque o cenário da Região Metropolitana de São Paulo, que registrou alta taxa de desocupação, um aumento de 23,3% em relação a dezembro, com mais 126 mil pessoas à procura de emprego, sendo que o nível de ocupação teve variação negativa pouco expressiva, com queda de 1,3%, o que significa que poucas demissões aconteceram. Segundo o coordenador, é preciso esperar os resultados da PME de fevereiro e março para se ter uma explicação para tal situação, que pode até significar mais confiança de quem estava na inatividade e resolveu partir para a busca por um emprego.

Inscreva-se gratuitamente no módulo introdutório do curso online Gestão de Turismo - Planejamento de Roteiros
em http://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/gestao-de-turismo-planejamento-de-roteiros-gratis