5 PERGUNTAS PARA VOCÊ QUE ESTÁ BUSCANDO OU INICIANDO NUM NOVO EMPREGO

Começar em um novo emprego ou atividade empreendedora pode fazer com que você se lembre de alguns de seus dias em um novo colégio. Obviamente você tem as preocupações de um adulto, mas os sentimentos de ter que provar o seu valor e demonstrar que você poderá se destacar nessa nova posição, junto à sua nova “turma”, são praticamente os mesmos.

Contudo, na maioria das vezes, suas maiores preocupações provavelmente serão as seguintes: todos gostarão de você? Você vai fazer amigos rápidos no escritório? Você ficará almoçando sozinho? Como os seus novos colegas e chefe avaliarão sua postura, roupas e modo de agir?

Felizmente, há muita coisa que você pode fazer para gerar uma boa impressão e rapidamente adaptar-se em seu novo ambiente de trabalho, reduzindo essas tensões iniciais. Provavelmente o melhor a fazer é agir para que essas preocupações iniciais deem lugar a um conjunto de atitudes proativas que garantam seu lugar como um colega de trabalho bem visto por sua equipe, posicionado como um profisisonal competente que você de fato é. E tudo começa com perguntar uma (ou todas!) Dessas cinco perguntas durante sua primeira semana no trabalho .

Ah! E antes de entrarmos especificamente no tema do presente artigo, lembro que já escrevi um artigo em que dou 5 MOTIVOS PARA VOCÊ SE VESTIR BEM NO TRABALHO. Sugiro que dê uma olhada nessas dicas, que realmente fazem a diferença para quem se apresenta numa nova empresa.

Bom, agora vamos ao tema central desse nosso artigo. Aqui vão algumas dicas sobre o que fazer ao iniciar um novo emprego:

1. VOCÊ PODE ME DIZER UM POUCO SOBRE SEU PAPEL?

Para que você se comunique adequadamente e possa colaborar com outros funcionários em sua empresa, você precisa ter uma compreensão sólida sobre o que é exatamente que eles fazem. Enquanto os títulos de trabalho podem dar-lhe um superficial sobre as diferentes tarefas às quais eles são responsáveis, tais nomes (muitas vezes em inglês), realmente dizem pouco sobre suas atribuições na prática. Por tal motivo, é bastante conveniente pedir explicitamente a seus colegas, explicaçõs acerca das atribuições que cada um desenvolve diariamente.

Os benefícios desse questionamento são dois: Primeiro, você passará a ter uma compreensão muito mais abrangente das funções específicas do trabalho das pessoas. Isso se transforma em um rande benefício à medida que você continuar a se aclimatar naquela empresa. Você saberá de quem se aproximar com certas perguntas ou pedidos, em vez de vagar sem rumo.

Em segundo lugar, esse tipo de pergunta demonstra seu interesse genuíno para com seus colegas. Isso demonstra, além de interesse genuíno, que você não quer trabalhar no vácuo e operar com pressupostos gerais sobre o que as outras pessoas estão fazendo durante o expediente de trabalho. Você passa uma mensagem inequívoca de que realmente deseja conhecê-los, para que vocês possam trabalhar juntos de forma muito mais eficiente e eficaz.

Fique certo de que tal atitude reverberará em sua empresa e imediatamente seus pares e chefe passarão a ter uma ótima primeira impressão a seu respeito.

2. VOCÊ ESTÁ REALMENTE FOCADO EM CRIAR UM BOM AMBIENTE NAQUELA EMPRESA?

Há muitos locais de trabalho que – devido à sua cultura - são calorosos e acolhedores. Isso pode significar que você provavelmente vai acabar com convites de almoço aparentemente intermináveis durante sua primeira semana. Mas, se isso não acontecer? Não há necessidade de esperar por todos os outros para estender um convite. Em vez disso, respire fundo, coloque-se como alguém disponível e peça para se sentar com um grupo de seus novos colegas de trabalho durante o almoço.

Ser o único a dar o primeiro passo faz com que você pareça muito mais amigável e acessível - para não mencionar confiante.

Depois de encontrar um lugar para se sentar, siga com algumas perguntas sobre o que seus colegas gostam de fazer quando não estão no escritório. É uma ótima oportunidade para descobrir quaisquer interesses comuns, ao mesmo tempo em que reafirma o fato de que você deseja conhecê-los como pessoas e não apenas membros da equipe.

3. COMO MINHA POSIÇÃO PODE AJUDÁ-LO?

Esta é uma grande questão. E, praticamente deixará alguns de seus novos colegas de trabalho bastante impressionados – no bom sentido.

Essa atitude deve ser tomada a partir do momento em que você entende os principais deveres de sua nova posição, já que seu conhecimento sobre seu trabalho está bastante claro. Mas, a partir de agora, uma atitude muito inteligente seria dar um passo além disso, descobrindo como sua atuação naquela organização pode aregar mais valor para os demais profissionais em sua equipe.

A partir do momento em que seus colegas de trabalho e o seu chefe, descobrirem como você pode ser um ativo para eles e tornar as suas vidas um pouco mais fáceis, na busca pelo cumprimento dos objetivos da corporação, será uma maneira infalível de provar que você quer trabalhar no interesse do equipe, e não apenas no seu.

É óbvio que você não quer – nem deve - se estender muito além do que se espera da sua posição. No entanto, se houver coisas simples que você possa fazer para melhorar o trabalho dos demais membros da sua equipe, é útil ajudar aqueles que estão na sua primeira semana.

4. POSSO AJUDAR-LHE COM ALGO MAIS?

Sua primeira semana em um novo emprego pode parecer um pouco estranha. Na maioria das vezes, será cheia de papelada, reunião ocasional e algumas experiências frustrantes de desenvolver o seu papel naquela corporação.

Contudo, tenha paciência... Você estará apenas começando. Geralmente há algum tempo de ociosidade e tentativas fracassadas. Faz parte do processo de aprendizado. Atente para o fato de que você AINDA não tem uma tonelada de trabalho real sobre sua mesa nessa semana e, como um bônus adicional, quase ninguém sabe seu endereço de e-mail ainda.

Aproveite esses dias para conhecer mais da organização e, como disse, perguntar aos seus colegas se há algo com o qual você pode ajudá-los. Não só é uma ótima maneira de construir uma ótima primeira impressão perante os membros da sua equipe, mas também é uma excelente estratégia para ganhar experiência prática e uma melhor compreensão de como tudo funciona no processo.

5. QUAIS OS MELHORES CAMINHOS DE DESENVOLVIMENTO NESTA CORPORAÇÃO?

Bom, uma ótima pergunta a se fazer, é a que deixo por último. A partir do momento em que você está se inteirando dos processos, atividades e assimilando a cultura daquela empresa, provavelmente a melhor pergunta a fazer é: “Quais as estratégias de desenvolvimento devo traçar para me posicionar como peça essencial nesta empresa?”

Observe que sem que você se faça tal pergunta, muito provavelmente sua permanência estará por demais comprometida. Das duas uma: você permanecerá em uma posição medíocre, sendo renegado e todas as oportunidades de ascensão profissional; ou será logo demitido por absoluta falta de definição de objetivo naquela organização.

Pense nisso: Logo em seu primeiro mês de trabalho, observe quais são as suas reais chances de se aprimorar, agregar valor e entregar mais resultados do que aqueles que lhe são demandados. E comece a pavimentar sua estrada em direção ao cargo ou posição que você definirá como objetivo.

Aproveito a oportunidade para compartilhar uma dica de um curso muito útil para você que necessita causar uma ótima impressão em seu novo ambiente de trabalho. Nós desenvolvemos um curso que trata de Marketing de Relacionamento e de Serviços Profissionais

Eis aqui uma ótima dica para melhorar não só sua aparência, mas para montar toda uma estratégia de posicionamento profissional junto aos seus novos colegas de trabalho e chefia.

Tenha sempre em mente que você pode (e deve) tomar o seu destino profissional e pessoal em suas próprias mãos. Faça a você mesmo essas cinco perguntas logo enquanto estiver apenas começando em sua nova posição. Não só seus colegas passarão a gostar de você - eles vão lhe respeitar, admirar e querer você na equipe.

Juracy B. Soares
juracy.soares@unieducar.org.br