A IMPORTÂNCIA DO COMPLIANCE JURÍDICO EM TODAS AS ATIVIDADES

O termo compliance vem do verbo em inglês “to comply”, que significa “cumprir, executar, satisfazer, realizar o que lhe foi imposto”, ou seja, compliance é estar em conformidade, é o dever de cumprir e fiscalizar o cumprimento de regulamentos internos e externos impostos às atividades da instituição.

O termo “Compliance”, do inglês, significa conformidade. Se olharmos o seu significado num dicionário estrangeiro, encontramos a seguinte definição: indivíduo ou grupo que está em conformidade, obedece a um conjunto de regras ou regulamentos determinados pela Lei ou por qualquer órgão do governo.

Quando se trata de gestão empresarial e corporativa, “Compliance” refere-se à empresa que obedece todas as leis e regulamentos legais em relação à forma como administra o negócio, seus funcionários e seu tratamento para com seus consumidores. O conceito de Compliance é garantir que as empresas atuem de forma responsável.

Mas, afinal, por que isso é importante em um negócio?

  1. Evitar processos judiciais
  2. Construir uma reputação positiva
  3. Aumentar a produtividade da empresa

O objeto do Compliance Jurídico deve ter por escopo informar sobre as novas leis, regulando seus procedimentos quando ocorrerem no âmbito de sua atuação. Outro aspecto relevante é investigar eventuais praticas ilegais que podem estar ocorrendo, tanto dolosas como culposas, e, em especial, corrupção tanto ativa como passiva.

O cumprimento das normas legais é assim primordial e compreende o exame de contratos que geram obrigações para a empresa. Fraudes eletrônicas com espionagem, vazamento de dados, eventuais ataque de hacker devem ser rigorosamente investigado.

A ética deve pressupor uma conduta interior independente da norma, seja pessoa física ou jurídica que repugna-lhes a pratica de atos contrários a sua consciência ou formação.

Como organizar o Departamento Jurídico de Compliance

  1. Imparcialidade e neutralidade devem ser pressupostos das apurações, independente da hierarquia da empresa.
  2. Sigilo – Os procedimentos, análise e estudos dos casos na empresa devem revestir-se de absoluto sigilo quando estão sendo efetuados, evitando-se não apenas que os “indiciados” os conheçam, como também os demais funcionários, enquanto estão sendo processados.

Devem ser profissionais que tenham capacidade jurídica para examinar e aplicar as normas, mas também comunicar-se com os acionistas, os sócios, auditores e capacidade de negociar com os órgãos públicos, quando for o caso.

Capacidade de criar e manter canais de comunicação, capazes de detectar em que áreas estão ocorrendo irregularidades também é importante.

Preservação da imagem e da seriedade da empresa. Imprimir no Público Externo essa imagem de modo a manter e ampliar seus negócios, dando-lhes credibilidade.

O Compliance através da aplicação de seu programa deve estar de acordo com os princípios dos sócios ditados no Código de Ética e Conduta da empresa. Não existirá programa de integridade sem total apoio e execução por parte de sócios e da diretoria.

Acompanhar o mercado profissional na área de Compliance tem sido bastante movimentado, o interesse tem sido constante por Planos de Integridade, Gestão interna de Procedimentos e naturalmente Controle de Riscos.

Não é por acaso que o Brasil passa por um de seus momentos político-econômicos mais complicados nos últimos tempos. As consequências nos negócios são desastrosas e repercutem com força na organização das empresas. Tempos de crise, tempos de repensar.

O Compliance puro e procedimental vem com toda força tanto para multinacionais como para empresas de menor porte, o tamanho não importa mais. O que importa é apurar o problema, medir o risco e tê-lo sob analise da alta gestão.

Assim termos nossa operação mais eficiente tornou-se tão importante quando sermos juridicamente eficazes.

Quer saber mais sobre esse excelente tema? Então, realize a sua matrícula no curso online Compliance Jurídico

Terei o maior prazer em lhe acompanhar nesse curso!

Um abraço!

 

Profa. Ana Fabian

 

REFERÊNCIAS:
BRASIL. Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil Brasileiro. Brasília: Senado, 2002.
BRASIL. Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Proteção e Defesa do Consumidor. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. v. 19.
BRASIL. Lei n.° 5.869, de 11 de janeiro de 1973. Código de Processo Civil. 9. ed. São
Paulo: Saraiva, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 24/09/2013.
COSTA, Judith Martins. A Boa-Fé no Direito Privado. 1. ed., 2ª tiragem. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.
DANTAS JUNIOR, Aldemiro Rezende. Teoria dos Atos Próprios no Principio da Boa-Fé. São Paulo: Juruá Editora, 2007.
GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Teoria geral do processo. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 1996.
GRINOVER, Ada Pellegrini. Código de Defesa do Consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 8. ed. Rio de Janeiro, 2004.
MARQUES, Claudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor. O novo regime das relações contratuais. 6ª ed., Editora Revista dos Tribunais, 2011
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1999
PASQUALOTTO, Adalberto. “Cláusulas Abusivas em Contratos Habitacionais”. In: Revista de Direito do Consumidor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, n.º 40, out.-dez. 2001
SANSEVERINO, Paulo de Tarso Vieira. Responsabilidade Civil no Código do Consumidor e a Defesa do Fornecedor. 3ª ed., Saraiva, 2010.