7 Dicas para decolar sua carreira

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: sab, 02/01/2021 - 08:40

Atenção! Leia esse artigo até o final, para colher todas as dicas de como mudar sua vida para sempre. Vou deixar também dica de um curso online que vai consolidar conhecimentos necessários para que isso aconteça de fato.

Aqui eu lanço um desafio: Leia, entenda e aplique todas as dicas que vou deixar aqui e você vai experimentar uma mudança significativa em sua vida.

Muitos profissionais reclamam pelo fato de passarem anos seguidos sem avançar em suas carreiras e consequentemente, em suas remunerações. Neste artigo vou lhe dar algumas dicas certeiras de como gerenciar melhor sua carreira, atingir os seus objetivos e reinventar-se como profissional, alcançando os postos e a remuneração que deseja.

E já que estamos falando em objetivos, aqui vai a primeira dica:

DICA 1: TENHA OBJETIVOS BEM DEFINIDOS
Muitos profissionais fracassam simplesmente porque não definem para onde querem ir, e em que prazo pretendem alcançar isso. Entenda que, se você não sabe aonde quer ir, acabará dispersando toda a sua energia em tarefas que não lhe aproximam do ponto de chegada, pelo simples motivo de que você não o definiu.

É por isso que você ouve tantas pessoas reclamando mais ou menos assim: “eu trabalho tanto, mas não consigo melhorar de carreira e remuneração”. Por outro lado, você já deve ter percebido que outros até trabalham menos, mas atingem posições privilegiadas. Isso se dá pelo fato de que essas pessoas definem seus objetivos e orientam a aplicação da energia nessa direção, evitando dispersá-la em uma teia de atividades pouco produtivas e sem nenhuma orientação.

Atenção para duas observações importantes:

  • Trabalhar mais não lhe fará crescer ou ganhar mais. Trabalhar de modo orientado a um objetivo definido, sim. Trabalho sem orientação é energia desperdiçada.
  • Ao definir objetivos, trate de ousar. Ouse sonhar alto. Não vale a pena se comprometer com a mediocridade. Acredite em seu potencial. Se é possível para outras pessoas, é possível para você também.

Quer um exemplo? Quando eu pensei em reduzir minha jornada de trabalho em sala de aula e ao mesmo tempo multiplicar o que ganhava com minhas aulas na graduação e pós-graduação, passei a dedicar algumas horas por dia a descobrir maneiras de como atingir esse objetivo. Foi então que decidi que converteria os meus cursos presenciais em cursos online, ministrando-os pela internet.

Observe: em vez de ficar reclamando que ganhava pouco, ou – pior – passar ainda mais tempo ministrando aulas presenciais para aumentar minha remuneração de horas-aula, pensei em uma forma de poupar meu tempo, aprimorar meus estudos e alavancar meus rendimentos em uma de minhas fontes de renda. E a resposta só veio pelo exato motivo de que eu estava focado em resolver aquele problema.

Usei propositalmente a frase acima: “em uma de minhas fontes de renda” para voltar ao assunto no final deste artigo.

Para encerrar esse tópico, sugiro que atente para o fato de que se você AINDA não definiu os seus objetivos no campo profissional, faça o seguinte: use um dia de folga e dedique-o exclusivamente para isso. Escreva seus objetivos e coloque prazos para cada um desses. Essa etapa é crucial. Se você não firma isso em um papel, certamente não vai lembrar do que definiu na semana que vem.

DICA 2: CUIDE PARA LEMBRAR DIARIAMENTE DE SEUS OBJETIVOS
Esse tópico complementa o anterior e é igualmente essencial. Não basta definir seus objetivos se você não cuidar para lembrar diariamente dessa lista. Então a dica aqui é simples e pode até parecer ridícula à primeira vista, mas aviso que não a negligencie sob hipótese alguma.

Mesmo que você tenha aderido 100% às ferramentas digitais, aqui a abordagem é um tanto “old school”. Então, o que eu recomendo é que você elabore alguns cartazes em cartolina com os seus objetivos e cole-os em cantos estratégicos de sua casa. Cole um em seu banheiro, outro na cozinha, mais um na sala e outro em seu quarto. O último você pode colar por trás da porta de entrada. Dessa forma, durante o período em que estiver em casa e ao sair, estará sempre visualizando esses lembretes. Se puder replicar a técnica em seu local e trabalho, pelo menos em sua estação ou monitor, faça!

Muitos que leem esse tipo de recomendação pensam que é algo inútil. Mas eu repito: não negligencie essa etapa. Essas lembranças vão transformar sua configuração mental, não apenas alertando para o que está configurado como objetivos, mas servirão de alertas para que oriente seus próximos passos na direção do atingimento de cada um.

Atente para o fato de que diariamente, logo após abrirmos os olhos, tomamos milhares de decisões. No campo acadêmico e profissional, também é assim. Ao ter seus objetivos em mente, você passará a avaliar o seguinte, sempre que surgirem novas oportunidades: “dessas opções que tenho, quais as que me aproximam dos meus objetivos”?

DICA 3: PONHA DATAS PARA CADA UM DE SEUS OBJETIVOS
Definir objetivos “para um dia” não é assertivo. “Um dia” pode ser qualquer dia daqui até a eternidade. Isso é receita para procrastinação e frustração garantidas. Cada um de seus objetivos deve possuir data limite para seu alcance. A seguir veja algumas sugestões de como traçar objetivos de modo eficiente:

Objetivo 1: Até ??/??/21, matricular-me em uma pós-graduação;
Objetivo 2: Até ??/??/21, participar de um novo curso online por mês;
Objetivo 3: Até ??/??/21, emitir ou atualizar passaporte e buscar um curso no exterior;
Objetivo 4: Até ??/??/21, desenvolver um novo serviço que pode ser prestado online a novos clientes;
Objetivo 5: Até ??/??/21, captar pelo menos um novo cliente online por mês;
Objetivo 6: Até ??/??/21, aumentar em 30% minha remuneração mensal;
Objetivo 7: Até ??/??/21, revisar meus objetivos;

Observe atentamente a lista acima e procure adaptá-la à sua realidade pessoal e profissional. Avalie o que é essencial para que você possa transformar suas ambições em ações e suas ações possam lhe conduzir aos resultados projetados.

DICA 4: REVISE PERIODICAMENTE SUA LISTA DE OBJETIVOS
Em meu primeiro livro, o Enriqueça Dormindo, eu afirmo: “Seus objetivos são alvos móveis”. Isso significa que você deve – permanentemente – reavaliar sua lista de objetivos, inserindo novos, excluindo os que que não fazem mais sentido e até os que já foram conquistados.

Vou lhe contar uma situação que me obrigou a ajustar minha lista de objetivos imediatamente, a partir de um desejo meu. Antes de reduzir drasticamente minhas aulas presenciais na graduação e pós-graduação eu havia decidido dar um tempo em sala de aula. Estava cansado e decidi ficar fora dessa atividade por alguns anos.

Eu só decidi voltar quando estava disposto a me transformar em um palestrante internacional. Em 2003 eu coloquei como objetivo ministrar palestras fora do Brasil. Para que esse objetivo virasse realidade, detalhei como meta voltar a ministrar aulas presenciais por um período. Ocorre que, quando decidi voltar, a instituição de ensino superior que me convidou perguntou logo se eu tinha titulação de Mestre. O ano era 2004 e minha resposta foi um decepcionante “não”!

Você deve então já ter sacado onde eu estava em 2005, não? Exatamente! Cursando um programa de Mestrado. Esse trecho de minha história de vida é um exemplo clássico de como oriento minhas ações – no médio e longo prazos – a partir do que eu defino como objetivo.

Em 2007 – já com a titulação de Mestre em meu currículo – pude finalmente garantir meu retorno à sala de aula, não como um objetivo em si mesmo, mas sim como uma etapa para o atingimento de um objetivo maior, que era o de ministrar palestras no exterior.

Em 2009 organizei minha primeira palestra – ainda no Brasil - já pensando em materializar esse objetivo. Atente para o fato de que não foi a primeira palestra que realizei em minha vida. Não. Foi a primeira palestra orientada ao atingimento de um objetivo traçado em 2003, que era o de ministrar palestras no exterior.

Entre 2010 a 2012 cursei também o Doutorado no exterior, como parte da estratégia de qualificação com vistas às experiências acadêmicas fora do Brasil.

Em 2018 eu realizei esse sonho, ao ministrar duas de minhas primeiras palestras internacionais. As duas ocorreram na belíssima cidade portuguesa do Porto, sendo uma na Universidade Portucalense e outra por ocasião do 3º Congresso Luso Brasileiro de Auditores Fiscais.

Em 2019 dei continuidade ao que havia projetado ainda em 2003, proferindo a terceira palestra internacional na Coimbra Business School – ISCAC, na magnífica cidade portuguesa de Coimbra.

Para fechar esse tópico, aqui vai uma observação que você já deve ter sacado: Os resultados são frutos do que plantamos há alguns anos. Não há germinação sem semeadura e tampouco colheita sem todos os cuidados necessários até a fase final. Mas, isso tudo deixa de ocorrer se você simplesmente não orienta seus esforços na direção dos seus objetivos.

DICA 5: INVISTA - SEMPRE - EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
Sempre lembro de uma frase que é falsamente atribuída a Einstein, que é mais ou menos assim: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Independentemente de quem tenha cunhado a frase, o certo é que se você não se reinventa permanentemente, será sempre o mesmo profissional, sabendo as mesmas coisas, produzindo sempre os mesmos resultados.

Para que você se diferencie como profissional, entregando resultados inovadores e inusitados, terá que adotar a característica de evolução continuada. E isso só é possível para os que se comprometem – permanentemente – com o aprendizado de novas competências.

Desde 2015 defini como meta permanente que faria viagens anuais para outros países com o objetivo de conhecer novos mercados, culturas e, principalmente, colher novos aprendizados para aprimorar minha formação acadêmica e profissional. Em 2015 fui à Carolina do Norte (EUA); em 2016 fui ao Vale do Silício (EUA); em 2017 foi a Toronto, no Canadá; em 2018 fui a Ottawa, no Canadá e ao Porto e Lisboa, em Portugal; e em 2019 fui a Coimbra em Portugal e Marrakech, no Marrocos. Em 2020, por conta da pandemia, os planos ficaram adiados e serão retomados quando for novamente seguro.

Esses programas acima listados não são os únicos eventos dos quais participei nos últimos cinco anos. Esses são apenas os que participei fora do Brasil. Por aqui venho participando de cursos, seminários, palestras e workshops permanentemente, ora como organizador e palestrante e outras tantas vezes como aluno, aproveitando para absorver mais conhecimento de pessoas que pensam diferente de mim. Só a partir desse tipo de movimento é que é possível crescer profissionalmente.

A minha decisão em 2015, contudo, não foi algo imediato. Desde 2008 quando passei a viajar com mais frequência ao exterior, eu já aproveitava as oportunidades para, mesmo informalmente, realizar Benchmarking em diversas situações. Em 2009 pude participar da organização de um seminário em Lisboa, quando percebi que aquela inquietação se materializaria em seguida em um projeto anual de imersões fora do país, o que ocorreu em 2015.

Cuide então para emitir ou atualizar o seu passaporte. E coloque uma data para sua próxima viagem ao exterior. Se for para um país que adote outra língua, esse será um gatilho para que você aprimore os estudos nesse idioma. E, sempre que viajar de agora em diante, seja no Brasil ou no exterior, procure – mesmo em férias – analisar insights sobre como melhorar sua atividade profissional com o que aprende por lá. 

Então, para fechar esse tópico, a dica é: matricule-se em um curso de Idiomas, caso tenha interesse em voar para países que falem outra língua. E passe a realizar pelo menos um curso online por mês.

DICA 6: CRESÇA EXPONENCIALMENTE COM DELEGAÇÃO, AUTOMAÇÃO E ESCALABILIDADE

Uma das histórias que conto - também em meu livro Enriqueça Dormindo - é a que criei para ilustrar a falta de foco que afeta muitos profissionais. Aqui vai de modo resumido:

Há alguns anos, ao avistar um amigo que é Advogado, entrando em uma agência bancária, liguei para ele e tivemos uma conversa que foi mais ou menos assim:
- Oi, fulano, o que você faz aí no banco?
- Estou muito ocupado. Vim fazer todos os meus pagamentos do mês.
- Não seria melhor fazer pela internet?
- Não confio. Há muitos golpes.
- Não seria melhor então contratar um motoboy?
- Eles cobram uma grana, pois nesse dia, além do valor do serviço, cobram pelo tempo.
Desliguei o telefone intrigado com a falta de foco que ele tinha com sua carreira.

Nesse mesmo dia, esse meu amigo perdeu um contrato milionário de serviços advocatícios, simplesmente porque não estava no escritório no momento em que o cliente chegou por lá. Quem pegou o serviço? O seu colega que dividia a sala com ele, que havia feito todos os pagamentos pelo internet banking.

Resumo da ópera: Se você é um profissional que aplica seu tempo em uma atividade que deveria ser delegada a quem tem uma remuneração por hora mais baixa, então está fazendo péssimo uso de seu tempo e potencial profissional. Esse meu amigo talvez devesse fechar o seu escritório, comprar uma moto e trabalhar como motoqueiro. Essa situação exemplifica perfeitamente o que é usar o tempo de modo pouco inteligente. Então, sempre que possível, delegue ao máximo as atividades que não exijam sua atenção. No caso de nosso amigo, a única tarefa que não pode ser delegada é o atendimento aos potenciais e atuais clientes.

Outra medida que você pode adotar, é a automação. Sempre que possível encontre maneiras de automatizar tarefas repetitivas, mesmo aquelas que você delega. Ensine seus colaboradores a aplicarem menos tempo em tarefas que podem ser automatizadas e render mais com menos esforço.

A escalabilidade é mais um desses “plugins” necessários ao crescimento exponencial. Sempre que pensar em empreender, avalie o quão escalável é aquela atividade. A escalabilidade é a capacidade de seu negócio expandir numa proporção maior do que o esforço aplicado.

Um exemplo que sempre dou quando me perguntam como isso se aplica na prática é o que faço em uma de minhas atividades, que é a docência. Ao migrar quase que completamente minhas aulas presenciais para o modo online, consegui aplicar a escalabilidade ao máximo, tendo em vista que posso ministrar aulas 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo enquanto estou dormindo, e a alunos que estão a milhares de quilômetros de onde vivo.

Uma pergunta que sempre me fazem é: “dá para aplicar escalabilidade em qualquer atividade”? A resposta é – invariavelmente – sim. Contudo, há atividades em que essa característica é limitada pelo tipo de ação que pode ser delegada e automatizada, por exemplo. Se você é um dentista e opta por ganhar dinheiro – exclusivamente - obturando dentes, então a escalabilidade aqui tem baixo nível de elasticidade. O que você poderia fazer seria contratar dentistas para executar parte ou todas as atividades em seu nome. Um exemplo dessa atuação é o que alguns dentistas realizaram ao criarem planos odontológicos que atendem milhões de pessoas em todo o país.

Isso não significa que, se você é um dentista, tenha que ganhar a vida obturando dentes. Você pode atuar como consultor, prestando consultoria online para empresas e até para outros dentistas.

Perceba que introduzi no texto – algumas vezes – a palavra “online”. Se você conseguir desenvolver serviços que possam ser prestados online, terá – além da escalabilidade – a mobilidade e poderá morar onde quiser. Eu até já escrevi um artigo sobre os sete países que emitem vistos para nômades digitais.

Para fechar esse ponto, aqui vai uma última observação: métricas são imprescindíveis. Acostume-se a medir a energia aplicada, comparando-a com o resultado obtido. Você verá que em alguns casos é necessário redimensionar e repactuar a tarefa ou atividade ou até mais vantajoso abandoná-la.

DICA 7: NUNCA DEPENDA DE UMA ÚNICA FONTE DE RENDA
Aqui chegamos ao ponto em que prometi explicar o motivo de ter usado a expressão “em uma de minhas fontes de renda”.

A frase “nunca dependa de uma única fonte de renda” é uma das melhores frases atribuídas ao bilionário Warren Buffet, que tenho como mandamento profissional há anos. Na verdade, desde os meus dezesseis anos, quando comecei a montar meus primeiros “empreendimentos” (na verdade eram consertos de pranchas, silk-screen em camisetas e reprodução e venda de peixes ornamentais), eu sempre gostei de experimentar fontes alternativas de geração de renda.

Aqui neste ponto, muitos “criam dificuldades” afirmando que não têm tempo. Aí eu geralmente pergunto: “você assiste TV”? Se a resposta for sim, então eu retruco: então você pode aplicar uma parte desse tempo no desenvolvimento de uma nova atividade que lhe dará mais uma fonte de renda.

Se você trabalha 8 horas por dia, nesse período você não está evoluindo. Aproveite então para aplicar uma parte das horas após esse período para planejar e desenvolver uma nova atividade que possa gerar uma remuneração paralela à atual.

Em meu livro Enriqueça Dormindo eu chamo a atenção do leitor para o fato de que é algo a ser construído e cuidado sem que isso comprometa a atividade atual, que é a que paga suas contas. A não ser que você esteja desempregado, não pule de cabeça nesse seu “Plano E”. E aqui já temos uma outra observação: o fato de ser o plano “E” e não o “B” já é um recado de que o “B”, o “C” e o “D” certamente vão furar. Aprenda com cada um desses para que, na quarta tentativa, dê tudo certo.

Vamos nos aproximando do final desse artigo, que ficou bem mais longo do que eu esperava.
Deixo aqui as seguintes provocações:
O tempo voa. Em poucos anos você olhará para trás e se arrependerá do que não fez.
O ganho mais importante em tudo isso é que você aprenderá a economizar tempo para viver.
Reserve semanalmente um tempo para passar consigo.
Permita-se premiar-se pelas conquistas alcançadas. Celebre-se!

Para finalizar, vou deixar aqui uma dica de curso online que certamente vai lhe entregar muitos dos demais ensinamentos que você precisa para empreender e mudar sua vida, adquirindo sua independência financeira. O curso é o de Inovação, Empreendedorismo e Franquias.

Se você gostou desse artigo, mas ainda tem dúvidas e gostaria de entrar em contato comigo, estou deixando abaixo meu e-mail para que me envie seus questionamentos. Será um prazer ajudar.

Prof. Juracy Soares - e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br
Fundador da Unieducar Universidade Corporativa. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Especialista em Auditoria; graduado em Direito e Contábeis. Certificado em Docência do Ensino Superior; Pesquisador em e-Learning. Editor-Chefe da Revista científica Semana Acadêmica (www.semanaacademica.org.br). Professor universitário e palestrante internacional. Escritor, autor do livro Enriqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.