A Educação Emocional como Gestão do Medo e da Ansiedade

Isa Magalhães
Publicado em: qua, 27/01/2021 - 10:16

Muita gente acredita que a ansiedade é uma característica da personalidade e, portanto, a ansiedade não tem cura! Assim, os ansiosos padecerão para o resto de suas vidas ao achar que na crença do "sempre fui assim, é do meu eu". Será isso verdade?

Ao acreditarmos que a ansiedade faz parte de nós, como algo natural, nos tornamos reféns dessa desagradável sensação emocional, que nasce no excesso de medo em relação ao futuro ou na constante preocupação sobre o que o outro pensar sobre nós. O medo é uma emoção paralisante, nos faz "pré-ocupar" a mente com pensamentos em sua maioria catastrófico. 

Por isso, a ansiedade se torna parte de nossa persona. Como um parasita mental, o medo nos invade e nos acostumamos às sensações e pensamentos frutos de nossas crenças, que inconscientemente não queremos mudar. E se isso acontecer, sentiremos faltas desses pensamentos resultantes de crenças equivocadas.

Curso Educação Transcomportamental – Conhecendo o Eu Desenvolvendo Novas Competências

São crenças que nos deixam em estado de alerta em relação às situações futuras, porque a ansiedade é resultado da forma como percebemos o mundo à nossa volta. Ou seja, são condicionamentos mentais prejudiciais que precisamos ressignificar se quisermos aprender a fazer a gestão da ansiedade.

Mudar o olhar sobre a vida, é encarar o mundo de outra maneira. Podemos aprender isso com a Educação Emocional, que não é terapia, e sim uma importante ação educacional de prevenção e fortalecimento individual visando à gestão das emoções. Isso torna a pessoa menos ansiosa.

No processo educativo das nossas emoções, aprendemos que existem coisas que podemos controlar, e outras não. As emoções por serem orgânicas, acontecem independentes da nossa vontade. Mas, os sentimentos são subjetivos, são pensamentos sobre as sensações emocionais e, portanto, são controláveis.

Curso Formação Profissional – Educação Emocional Transcomportamental

Ao aprendermos a identificar, compreender e buscar maneiras de administrar nosso modelo emocional, mudamos também o modelo mental, resultando no autocontrole emocional por meio da mudança do humor que adoece.

Ao mudarmos a forma como enxergamos o mundo, mudamos as crenças e consequentemente, o medo e a ansiedade. Isso impacta diretamente na modificação dos pensamentos por meio de novas crenças que nos ajudam a controlar o comportamento em relação ao futuro. Esse é apenas um dos benefícios da educação das emoções.

ISA MAGALHÃES – Especialista em Educação Socioemocional.
Idealizadora da abordagem pedagógica Educação Transcomportamental;
Graduada em História (UECE) com formação em Psicologia Transpessoal; Professora de História e Arte, Psicoterapeuta e Educadora Emocional;
Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas (FIA/USP), Desenvolvimento de Líderes (Fundação Dom Cabral – FDC/MG), Inteligência Emocional e Saúde Mental Aplicada à Escola, Família e Organizações (instituto CRIAP/Universidade do Porto - Portugal);
Escritora com mais de 20 títulos publicados;
Autora dos projetos educacionais: Prevenção é Ação, Educação Emocional para Educadores, Convivência com Paz e Cuidando de Nós;
Sócia-diretora da Ludis – Programa de Educação Socioemocional.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.