Acidentes de trânsito no Brasil em 2020 têm um aumento de mais de 14 mil casos

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: qui, 10/09/2020 - 17:00

Em 2020, de janeiro a março, o Brasil registrou mais de 89.028 acidentes no trânsito, um aumento de mais de 14 mil casos em relação aos dados do ano passado. As informações, divulgadas no relatório estatístico da seguradora DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), são do primeiro trimestre, antes das medidas de isolamento social serem adotadas no país.

As mortes, mesmo não tendo um aumento significativo em relação ao ano passado, continuam a assustar. Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 9.298 mortes no trânsito. Muitos desses acidentes tiveram indenização, já que do total desses casos, 29% (2.714) eram pedestres. Tanto no caso de invalidez, como de falecimento, os ressarcimentos são um direito do acidentado e de seus dependentes.

A Unieducar, com os cursos Código de Trânsito – Multas, Processo e Crimes de Trânsito e Atualização Jurídica – Penal - Crimes de Trânsito, oferece um aprofundamento sobre os crimes ocorridos em via pública. As temáticas tratadas nestas aulas abordam multa reparatória, prisão em flagrante, homicídio e lesão corporal na direção, omissão de socorro e fuga do local do acidente.

As mais numerosas vítimas de acidentes no trânsito são os motociclistas e pedestres. Mais de 3 mil eram motociclistas. O curso Direção Defensiva e Regras de Ouro do Código de Trânsito é essencial para se evitar alguns tipos de acidentes.

Proteção no trânsito: A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) lista os principais fatores de risco nas lesões e mortes no trânsito, são elas: velocidade, condução sob influência de álcool ou outras substâncias, não uso do capacete por parte dos motociclistas e de cinto de segurança para motorista e passageiros, pois segundo os dados do DPAVT, neste primeiro trimestre, os acompanhantes representam 16% das mortes. Distração, infraestrutura viária, veículos inseguros, falta de socorro após o acidente e o não cumprimento das normas de trânsito finalizam a lista com fatores que mais causam acidentes e levam à morte milhares de vidas anualmente.

A importância de se estar atualizado sobre as mudanças das leis de trânsito é essencial para se proteger e proteger os demais nas vias. Os pedestres, o grupo que fica em segundo na lista de quem mais sofre com os acidentes no trânsito (29%) também podem e devem entender das leis, até para se proteger, caso algo aconteça consigo ou com parentes e amigos.

O curso Legislação de Trânsito e Normas Gerais de Circulação e Conduta, que aborda a fundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma boa forma de começar a entender a legislação brasileira.

Já o curso Educação no Trânsito – Passaporte para a Cidadania foi pensado justamente para essa temática, de ajudar os cidadãos, e aqui inclui-se os pedestres, da importância de todos entenderem de que o transporte coletivo tem a prioridade sobre o particular e que a vida do indivíduo é o que mais importa.

Tenha em mente sempre que a prioridade é a vida. Faça a sua parte e fique atento para que os demais cumpram também com as suas obrigações. Afinal de contas, na vida, somos todos pedestres.

Tutoria Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.