Blog de Time de Gestão de Conteúdo

Não são raras as vezes que temos notícias de prédios desmoronando em nosso país. Em condomínios, muitas vezes é possível vincular o risco de desabamento à má gestão por parte do síndico, principalmente por conta de desvio de verbas e desleixo com a cobrança dos inadimplentes.

Nesse contexto, é possível pensarmos também na possibilidade de realização de obras e reformas, pelos moradores, sem a supervisão de engenheiros ou equipe especializada, que também é um caso de alerta.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | sex, 26/04/2024 - 15:42

A convenção de um condomínio é um documento em que são estabelecidas as normas gerais de organização, funcionamento e convivência dentro das edificações do condomínio. Todos os condôminos precisam estar cientes das regras existentes na convenção para manter uma convivência harmônica e não sofrer penalidades.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | qui, 25/04/2024 - 15:34

Parece radical, mas é isso mesmo que você leu no título: o não pagamento de taxas condominiais é algo muito sério e pode resultar na perda do imóvel, do bem que o condômino teve tanto trabalho para conquistar.

No Brasil, talvez uma das poucas dívidas que podem acarretar a execução do imóvel é aquele débito junto ao condomínio, por falta de pagamento de taxas condominiais, ordinárias ou extraordinárias.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | seg, 22/04/2024 - 16:21

Associação de Moradores e Condomínio são termos confundidos com frequência e muitas vezes definidos da mesma forma. Entretanto, são dois institutos jurídicos completamente diferentes, com regras e peculiaridades próprias.Vejamos abaixo algumas das principais diferenças:

Por: Time de Gestão de Conteúdo | sex, 19/04/2024 - 17:19

Se você mora em um condomínio, provavelmente já teve que pagar alguma taxa extra para uma determinada atividade, como por exemplo, para a realização de uma obra. Mas e se essa obra for paralisada, você deve continuar pagando a taxa? Isso pode configurar cobrança indevida? É o que vamos discutir neste artigo.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | qua, 17/04/2024 - 16:41

É muito comum encontrarmos situações em que famílias, com muito esforço, conseguiram adquirir uma casa ou apartamento em um condomínio. Mas, depois de todo esse investimento, é possível que esse sonho que virou realidade simplesmente se transforme em um grande pesadelo.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | seg, 15/04/2024 - 16:24

Muita gente não sabe, mas se o síndico não der uma declaração de quitação do condomínio, o proprietário não pode vender seu imóvel.

Essa declaração de quitação (ou a de “nada consta”) informa se o apartamento ou a casa no  condomínio está em dia, e sem ela o cartório jamais fará a transmissão para um eventual comprador.

Neste contexto, surge a seguinte dúvida: Se o condômino estiver devendo, mas a dívida estiver prescrita, o síndico pode negar a quitação condominial?

Por: Time de Gestão de Conteúdo | sex, 05/04/2024 - 16:02

Comprar um condomínio pode ter sido a pior decisão que você tomou em sua vida!

Isso se você deu a “sorte” de ter um síndico que:

Por: Time de Gestão de Conteúdo | qui, 04/04/2024 - 15:37

Um vizinho do condomínio subiu pelo elevador social sem camisa; um outro alterou a cor da porta de entrada no hall social; um terceiro fechou a porta de serviço quando fez a reforma, para ganhar mais espaço interno na cozinha de seu apartamento...

Essas são situações que podem ocorrer no dia a dia em um condomínio e que podem e devem ser regulamentadas pelo regimento interno do local. Afinal de contas, o regimento serve justamente para isso.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | qua, 03/04/2024 - 16:08

Imagine a seguinte situação: o conselho fiscal descobriu que o Síndico está retirando juros de inadimplentes, e até fazendo novos acordos dando abatimento nas taxas condominiais em atraso.

Isso pode gerar uma dúvida: existe vedação legal que proíba o síndico de realizar esse tipo de procedimento? E qual é a lei que responsabiliza o síndico, caso ele proceda dessa forma?

Para responder à pergunta, temos que examinar o que dispõe o Código Civil em seu artigo 1.336, inciso I:

Por: Time de Gestão de Conteúdo | qua, 20/03/2024 - 15:30

A existência do desconto de portualidade não é novidade para ninguém. Você, por exemplo, provavelmente aproveita esse desconto dado pela sua Prefeitura no pagamento do seu IPTU, bem como o que é dado pelo seu Estado no pagamento do IPVA.

Mas em relação ao pagamento do condomínio, é possível a aplicação deste desconto? O que as normas dizem sobre isso?

Por: Time de Gestão de Conteúdo | seg, 18/03/2024 - 15:47

Uma das fontes de receita em condomínios são as quotas condominiais, taxas mensais que devem ser pagas pelos moradores, que geralmente são utilizadas para custear despesas e realizar melhorias no espaço.   

Ocorre que alguns condôminos podem, por algum motivo, deixar de realizar o pagamento dessa quota, se tornando devedores. Essa inadimplência é, de fato, prejudicial ao condomínio, o que leva o síndico a pensar em soluções para solucionar tal problema.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | sex, 15/03/2024 - 15:44

O artigo 1.350 do Código Civil dá o comando legal para o síndico, pelo menos uma vez por ano, convocar a assembleia para tratar de cinco pontos em específico:

1.: Aprovar o orçamento;
2.: Aprovar o valor da taxa condominial para o período seguinte;
3.: Apreciar a prestação de contas, aprovando ou reprovando;
4.: Se for o caso, eleger ou reeleger o síndico, no caso de final de mandato; e
5.: Se for o caso, alterar o regimento interno.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | seg, 11/03/2024 - 15:27

Provavelmente, quem demonstra esse interesse em se desassociar das associações de moradores em condomínios é porque deseja deixar de pagar as taxas “condominiais” ou taxas de manutenção.

E a resposta para essa questão é: DEPENDE.
Vamos às explicações, pois este sempre foi um tema polêmico.

Quem defende essa possibilidade se apega e se justifica principalmente no que diz o artigo 5.º, inciso 20, da Constituição Federal: “Ninguém poderá ser obrigado a associar-se ou permanecer associado”.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | sex, 08/03/2024 - 15:18

Imagine as seguintes situações: o síndico chega na assembleia do condomínio com 20 procurações; um morador recolheu 30 procurações pra votar na AGE; a construtora ainda tem mais da metade do prédio e então o representante da construtora, vota por 40 unidades e por isso ganha todas as votações, em todas as assembleias.

De fato, estas são situações que podem gerar um incômodo nos demais participantes da assembleia e, com isso, surge a dúvida se há um limite para o uso de procurações em um condomínio.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | qui, 07/03/2024 - 14:57

O vício é uma imperfeição ou irregularidade em um ato processual, mas nem todos os vícios levam à nulidade. Existem vícios que podem ser sanados ou corrigidos sem comprometer a validade do ato. Ato viciado é o ato imperfeito, praticado com defeito porque em desrespeito à forma legal prevista para a sua prática.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | qui, 14/12/2023 - 15:39

Em uma gestão condominial eficiente, o síndico de um condomínio deve definir responsabilidades, promover a comunicação e cumprir regras legais, entre outros aspectos.

Também é essencial considerar questões práticas, como o status trabalhista, escalas de trabalho, funcionários terceirizados e hierarquia. A combinação desses fatores contribui para o bom funcionamento do condomínio.

Os trabalhadores do condomínio são aqueles que mantém vínculos de trabalho com esse ente, seja como empregados ou sob regimes diversos de contratação.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | sex, 08/12/2023 - 16:00

O art. 203 do CPC nos apresenta um rol de pronunciamentos do juiz, a saber: sentenças, decisões interlocutórias e despachos. Vale destacar aqui que esses não são os únicos atos cuja responsabilidade é atribuída ao juiz: a condução de audiência, a colheita de provas, a tentativa de conciliação – todos esses também são atos do juiz.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | qui, 07/12/2023 - 14:45

As normativas relacionadas a animais de estimação em condomínios têm sido objeto de discussão no Brasil desde o início dos anos 2000. Segundo dados do Instituto Pet Brasil, o país possui mais de 150 milhões de animais de estimação, posicionando-se como o terceiro com maior quantidade de pets, predominantemente cães, gatos e aves.

No convívio condominial, é crucial que as diretrizes sejam transparentes e abranjam todos os animais de estimação.

Por: Time de Gestão de Conteúdo | qua, 06/12/2023 - 15:17

Aqueles que gerenciam um condomínio e já tiveram que lidar com despesas imprevistas conhecem bem a necessidade de manter um fundo de contingência, que seja facilmente acessível. A arrecadação mensal de determinado valor, dos moradores de um condomínio, funciona como uma espécie de “caderneta de poupança”, que pode ser utilizada, a qualquer momento, para custear despesas que não tenham sido previstas no planejamento orçamentário anual.

Surge aí a figura do fundo de reserva. Como podemos conceituá-lo?

Por: Time de Gestão de Conteúdo | seg, 04/12/2023 - 15:54
Divulgar conteúdo