Como fazer um webinar

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: qui, 16/09/2021 - 11:47

Segundo o dicionário o webinar, ou webinário, é um seminário ou apresentação com fins didáticos realizados pela internet para um grupo específico de pessoas.

Eles podem ser gravados ou ao vivo, mas frequentemente são feitos em tempo real para que os participantes possam interagir ativamente.

Mas, antes de começarmos a falar sobre webinar em si, é importante ter clareza se esse é o melhor formato para o seu evento.

Quais as diferenças entre webinar ou live?
Para quem não conhece esses termos a fundo pode acreditar que eles são basicamente a mesma coisa. Porém, existem algumas diferenças significativas, por exemplo, o tempo de duração de cada uma.

As lives comumente duram uma hora, isso tanto por ser um formato mais rápido, quanto pela plataforma em que são feitas, que geralmente são as redes sociais.

Enquanto os webinários acabam demandando mais tempo por possuírem conteúdos mais complexos e completos para os participantes. Elas podem até mesmo ser divididas em dias.

Outra diferença marcante é a tecnologia utilizada. Essa diferença nas plataformas ocorre por conta da discrepância entre públicos.

Enquanto as lives possuem uma audiência mais abrangente e podem ocorrer em redes sociais como Instagram, Youtube e Facebook, os webinars são bem segmentados, precisando até mesmo de um site para inscrição.

Por terem um caráter mais formal - especialmente em casos de eventos corporativos ou científicos - os webinars precisam de um pouco mais de infraestrutura.

A recomendação é contar com uma plataforma de eventos, que traga funcionalidades como lista de inscrição, chat moderado, envio de enquetes e disparo de e-mails.

Diante de todas as características e diferenças que ambas possuem, é importante avaliar com atenção a proposta do seu evento para fazer a melhor escolha. Leve também em consideração fatores como público, conteúdo e objetivo da iniciativa.

Como organizar um webinar
Promover um webinar não é muito diferente de organizar um evento online. A primeira etapa é definir o tema, o objetivo e o público-alvo. Ou seja: o que será o seu evento, o porquê  de se fazê-lo e para quem ele se destina.

Com essas respostas, parta para o ‘como’. É aí que entram o cronograma e o orçamento, além de um planejamento e uma programação bem estruturados. Isso inclui definições como data, horário e duração do evento.

Não custa reforçar: faça essas escolhas com base no perfil da sua audiência.

Uma dica importante é convidar os palestrantes o quanto antes, a fim de iniciar a divulgação com certa antecedência. Monte um plano de comunicação considerando todos os canais, iniciativas e investimentos.

Vale também investir na criação de uma identidade visual para o evento, isso traz mais credibilidade para o evento.

Outro ponto que faz a diferença é a criação de um roteiro: ele vai guiar o palestrante durante a execução do evento, evitando erros e imprevistos.
Antes de entrar ao vivo, teste os equipamentos que serão usados, como microfone, câmera, exibição de materiais como slides ou vídeo.

Para terminar, o evento não termina quando a transmissão é encerrada. É interessante considerar ações após o evento, como pesquisa de satisfação, envio de materiais complementares ou até mesmo de certificado de participação.

Conte com a tecnologia para fazer seu webinar
Fazer a transmissão de um evento ao vivo, com qualidade de imagem e áudio não é uma tarefa simples. Mais complicado ainda é medir os resultados do evento após a sua conclusão.

Quantos inscritos? Quantos participantes ao vivo? Qual o tempo médio assistido? Quantas pessoas responderam a enquete? Todas essas respostas podem ser facilmente encontradas por meio dos dados do evento.

A mensuração de resultados é uma das vantagens de se usar uma plataforma de eventos online durante toda a execução do projeto. Ela centraliza todas as informações num único lugar.

Além disso, também é possível criar o site do evento, em que são feitas as inscrições, e ainda criar salas privadas de conversa entre os participantes.

Use a tecnologia para potencializar o engajamento e o resultado dos seus eventos. Com uma plataforma de eventos online, você unifica todos os ecossistemas tecnológicos num único lugar.

Assim, você tem mais tempo para cuidar do conteúdo e das atrações do seu evento.

Transforme os resultados dos seus eventos online
 

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