Como ser Síndico Profissional

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: seg, 13/12/2021 - 19:43

É verdade! A cada dia um número crescente de famílias faz a opção por morar em condomínios. Seja o condomínio vertical, em um prédio de apartamentos ou na versão horizontal, onde há um conjunto de casas, essas são as opções de moradia mais procuradas.

Os motivos são variados. De imediato podemos listar os principais: Segurança; comodidade; serviços; economia; dentre outros. Essa realidade acaba gerando uma forte demanda por síndicos profissionais.

Sempre que falamos em condomínio, naturalmente a figura de um condomínio residencial é a que vem à tona. Contudo, há um número crescente de condomínios corporativos ou empresariais, que até demandam muito mais por síndicos profissionais.

Naturalmente surgem as dúvidas. As principais dessas são:

  • Como ser síndico profissional?
  • Quais são as opções de formação profissional disponíveis?
  • O que um síndico profissional precisa conhecer para atuar na área?
  • Existe uma Lei que exige síndico profissional em condomínio?
  • O Síndico Profissional precisa ser morador do condomínio?

Vamos responder a seguir, uma a uma:

A principal dúvida é: Como ser síndico profissional?
A legislação em vigor permite que um Síndico se profissionalize e passe a desenvolver gestão de mais de um condomínio. A recomendação básica, contudo, tem a ver com a distinção ou diferenciação profissional. Sair da categoria dos profissionais leigos e qualificar-se em um Curso Técnico com diploma reconhecido junto ao MEC é a primeira providência na direção dos que zelam pela excelência profissional.

Quais são as opções de formação profissional disponíveis?
A Unieducar disponibiliza o Curso Técnico em Administração com Especialização em Gestão de Condomínios que pode ser desenvolvido totalmente a distância. O diferencial desse curso é que o diploma é válido junto ao MEC e junto ao Conselho Regional de Administração.
 

O que um síndico profissional precisa conhecer para atuar na área?
A qualificação como Síndico Profissional requer estudo em diversas áreas correlatas. Desde conhecimentos relacionados à gestão de pessoas, passando por noções de Contabilidade e de Finanças, até mesmo na área do Direito, notadamente o Direito Civil e o Imobiliário.

Existe uma Lei que exige síndico profissional em condomínio?
Ainda não. Mas já existe um projeto em tramitação no Senado - Projeto de Lei do Senado n° 348, de 2018 – que receberá votos em uma consulta pública e deverá avançar com a regulamentação. Aqueles profissionais que se adiantarem, desenvolvendo um Curso Técnico legalmente regulamentado, certamente terão um lugar favorecido quando a regulamentação vier.
 

O Síndico Profissional precisa ser morador do condomínio?
O Art. 1.347 do Código Civil dispõe sobre o síndico:

A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.

Fica evidenciado, portanto, que a condição de morador no condômino não se constitui em exigência para a atuação como Síndico Profissional.

Ficou interessado em iniciar essa nova carreira? Você pode fazer jus à diplomação como Técnico em Condomínio com Especialização em Gestão de Condomínios.

Time de Gestão de Conteúdo Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.