Derrotar a Amazon dentro de casa; e sem fazer o básico?

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: qua, 24/03/2021 - 19:23

Hoje à tarde meu mouse pifou. Em pleno lockdown, a primeira reação foi a de clicar no site da Amazon e pedir um novo ‘rato’. Eu até já havia feito a pesquisa e a compra (frete grátis) já estava ali a um clique. Custando R$ 69,90, seria entregue em 3 dias em minha residência.

Mas aí me veio o sentimento de que tenho que valorizar as empresas locais. Afinal de contas, são pequenas empresas, estão empregando pessoas de nossa cidade. Então, vamos lá! Teclando no ‘Gúgol’, acessei o primeiro atendimento via telefone, com uma empresa que fica perto de minha residência. A conversa foi mais ou menos assim:

Curso Empreendedorismo – Oportunidades e Riscos
 

- Olá, eu preciso de um mouse modelo tal
- Olha, esse nós não temos. Temos esse outro modelo tal que é similar
- Como vejo o modelo?
- Acesse nosso site www.taltaltal.com.br , digite nossa referência XpTo que aparece
- Acessei e digitei. E... Erro! Falei: olha, deu erro aqui e não exibiu a foto do mouse
- Ih! Então é pq não subiram a imagem ainda
- Me diga qual é o fabricante e modelo, que eu vejo aqui no ‘Gúgol’ imagens
- Digite aí: mouse modelo taltal fabricante taltal
- Ôpa! Vi aqui. Pronto! Pode ser esse mesmo então. Quanto custa?
- Olha, custa R$ 99,00

(Pausa para pensar. Caramba! R$ 30,00 a mais! Putz! Ah, mas eu preciso agora. E ainda vou apoiar uma empresa local. Vou comprar então)

- Eita! Tá bom. ‘Vôkêrê’. Você manda deixar agora em minha residência?
- Olha, tem uma taxa de entrega de R$ 10,00 e agora – como já fechamos as entregas de amanhã, porque já está de tarde, só posso programar para depois de amanhã
- Caramba! E vocês não entregam grátis?
- Olha, só acima de R$ 100,00
- Ah, entendi. Então quer dizer que por causa de R$ 1,00 vou ter que pagar uma ‘taxa de entrega’ de R$ 10,00?
- São as normas da empresa, meu senhor
- E eu não posso ir aí e – mesmo ficando do lado de fora – pegar o mouse?
- Não. O senhor tem que pagar e aguardar a entrega em domicílio
- Então eu só vou receber depois de amanhã?
- Isso mesmo. O senhor vai querer?
- Tuuu tuuuu tuuu

Curso Fórmulas para Identificar Oportunidades de Criação de Negócios
 

Voltei ao site da Amazon. Cliquei no botão ‘Adicionar ao Carrinho’ e depois no botão ‘Fechar pedido’. O mouse vai chegar em minha residência no mesmo dia que chegaria o da loja que fica a 10 quadras de minha casa. Vai atravessar o país inteiro até chegar aqui. Mas o atendimento foi mais rápido; o produto ficou mais barato; e ainda será entregue no mesmo dia.

Moral da história: Será que esse empresário está ciente do quão difícil é comprar em sua própria empresa? Aqui vou fazer uma pausa para contextualização: É claro que uma gigante como a Amazon tem poder de barganha para oferecer produtos mais baratos. É claro que a Amazon pode contar com o melhor sistema de gestão de logística que o dinheiro pode comprar;

Contudo, nada disso anula o fato de que uma empresa local pode e deve se esmerar para atender de forma personalizada os seus clientes. Falhar em atender os seus clientes de modo atento, cuidadoso e gentil, entendendo a necessidade e agindo de forma proativa, é fazer mais do mesmo. Falhar aqui é direcionar o negócio para a falência.

Curso e-Commerce – Loja Virtual e Relacionamento online com Clientes
 

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor universitário, fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito; Possui Certificação em Docência do Ensino Superior; É pesquisador em EaD/E-Learning; Autor do livro Enrqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.