Editor do Aleitamento.com, professor da Unieducar é Embaixador do Parent in Science

Marcus Renato L. N. de Carvalho
Publicado em: sex, 20/11/2020 - 16:14

Professor da Unieducar é Embaixador do Parents in Science

O Prof. Marcus Renato de Carvalho, editor do portal Aleitamento.com é escolhido para atuar como Embaixador do Parents in Science. O grupo Parent in Science* vem desenvolvendo um trabalho voltado à geração e disseminação de informações lastreadas em pesquisas científicas, relacionadas aos impactos da pandemia sobre questões relacionadas à equidade de gênero e raça.

O Prof. Marcus Renato de Carvalho é Médico. Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, atuará agora como um dos Embaixadores do Parent in Science para a região Sudeste. Carvalho é também professor da Unieducar e passa a integrar o GT Equidade de Gênero da Universidade Federal do Rio de janeiro – UFRJ, que apoia o desenvolvimento de iniciativas na área.

A ONG Parents in Science tem publicado em revistas científicas o impacto da Covid na produtividade na carreira de Mães Cientistas: Impact of COVID-19 on academic mothers (Impactos da COVID-19 na produtividade e na carreira de Mães Cientistas) – Revista Science – 15/05/2020.

Neste artigo, o grupo de pesquisadores alerta (em tradução livre para o potuguês): “Enquanto a vida diária é paralisada em todo o mundo em resposta à pandemia da doença coronavírus de 2019 (COVID-19), os profissionais estão se adaptando a uma nova realidade de trabalho remoto. Para muitos pesquisadores, a dispensa das atividades docentes e administrativas significa mais tempo para o trabalho independente. Em contraste, as mães de crianças pequenas para as quais as aulas foram canceladas estão enfrentando responsabilidades desafiadoras. Embora os pais acadêmicos não sejam imunes aos impactos do confinamento, tradicionalmente são as mulheres que carregam a carga mais pesada.”

No mês seguinte (junho de 2020) publica informativo abordando a questão da pandemia e produtividade intitulado: PRODUTIVIDADE ACADÊMICA DURANTE A PANDEMIA: Efeitos de gênero, raça e parentalidade. Levantamento realizado pelo Movimento Parent in Science durante o isolamento social relativo à Covid-19. Esse relatório resultou da pesquisa que coletou dados de quase quinze mil cientistas sobre o tema.

Com o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa acima citada, os grupo realizou uma live usando a rede YouTube para apresentar o levantamento sobre "O impacto da pandemia na produtividade de cientistas". 

Ainda repercutindo as conclusões do estudo, parte do levantamento se converte em objeto de divulgação como preprint na Biorxiv, intitulado Gender, race and parenthood impact academic productivity during the COVID-19 pandemic: from survey to action – DOI 10.1101/2020.07.04.187583, que em tradução livre para o português seria: Gênero, raça e maternidade impactam a produtividade acadêmica durante a pandemia COVID-19: da pesquisa à ação.

O estudo passa então a ser citado nos dois mais relevantes periódicos do mundo, como a Nature e a Science, conforme publicações online.

It’s like we’re going back 30 years’: how the coronavirus is gutting diversity in science. The pandemic is sabotaging the careers of researchers from under-represented groups, but institutions can help to staunch the outflow. Em tradução livre para o português: ‘É como se estivéssemos voltando 30 anos’: como o coronavírus está destruindo a diversidade na ciência A pandemia está sabotando a carreira de pesquisadoras de grupos sub-representados, mas as instituições podem ajudar a estancar o fluxo. The pandemic is hitting scientist parents hard, and some solutions may backfire. Em tradução livre para o português: A pandemia está atingindo fortemente os mães cientistas, e algumas soluções podem sair pela culatra.

Ainda na revista Nature, em artigo da Carrer Guide, o estudo repercutiu com o título: Diversity in science: next steps for research group leaders. Many institutions publicly pledged their commitment to inclusion after Black Lives Matter protests this year. And researchers emphasize the need to maintain momentum. Que em tradução livre para o português: Diversidade na ciência: próximos passos para líderes de grupos de pesquisa. Muitas instituições prometeram publicamente seu compromisso com a inclusão após os protestos do Black Lives Matter este ano. E as pesquisadoras enfatizam a necessidade de manter o ímpeto.

As autoras avaliam que o tema está sendo bastante discutido e acaba pautando veículos de prestígio junto à comunidade científica mundial. Os dados que se convertem em informações chamam atenção para as consequências além daquelas que são apontadas com certa obviedade pela mídia.

“A minha proposta de atuação como Embaixador, como homem e pai é divulgar esses estudos, pautar essas questões nos nossos Colegiados, oferecer uma disciplina eletiva que aborde esses temas e chamar a atenção dos colegas para que assumam com mais responsabilidade os trabalhos domésticos e o cuidado com os filhos para que tenhamos mais equidade de gênero na ciência e na sociedade”, afirma Marcus Renato.

Nós que fazemos a Unieducar ficamos felizes com a tamanha repercussão que o estudo e o tema vem tomando junto às revistas especializadas, ao mesmo tempo em que nos comprometemos a atuar para apoiar essas e outras ações convergentes.

Acesse a página do Professor Marcus de Carvalho na Unieducar e veja quais são os demais cursos sobre o aleitamento materno, na guia do Agosto Dourado.
 

Abraços,
Marcus Renato
 

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.