Líderes Lideram!

Reinaldo Oliveira
Publicado em: qua, 06/11/2019 - 18:01

Líderes lideram. Isso não significa dizer que não seguem.

Mas aquilo que seguem é diferente daquilo que a maioria das pessoas segue. Eles não se conformam em prol do conformismo. Não fazem o que outros fazem meramente porque outros estão fazendo. Seguem uma voz interior, um chamado. Eles têm uma visão, não do que é, mas do que poderia ser. Eles pensam além da caixa. Marcham num passo diferente.
Podemos acrescentar: Liderança, como todo líder sabe, pode ser solitária, porém, continua a fazer aquilo que tem de fazer, porque sabe que a maioria nem sempre está certa e a sabedoria convencional nem sempre é sábia. Peixes mortos vão com a maré. Peixes vivos nadam contra a corrente. Os liderem devem estar preparados para não seguirem o consenso.

Um dos grandes escritores sobre liderança Warren Bennis, Sobre Tornar-se um Líder (Basic Books, 1989), 49 escreve:
“Quando atingimos a puberdade, o mundo nos moldou de uma maneira maior do que percebemos. Nossa família, amigos e a sociedade em geral nos disseram – pela palavra e pelo exemplo – com ser. Mas as pessoas começam a se tornar lideres naquele momento em que decidem por si mesmas como vão ser”.
Assim, também é a nossa consciência.

Por quê? Porque o Líder foi preparado para ser diferente.
“Duas estradas divergiram numa floresta, e eu,
Eu tomei a que era menos viajada,
E aquilo fez toda a diferença.”
Robert Frost, A Estrada Não Usada, Birches, e Outros Poemas, 10.

 

Por Reinaldo de Oliveira
Pesquisador sobre o Tema, Palestrante e Consultor.

 

NOTA DO EDITOR:

Se o tema Liderança, tratado neste artigo, te interessou, amplie seus conhecimentos com o Curso Formação de Lideranças Empresariais - A Construção do Líder.

 

Artigo Publicado em 06 de novembro de 2019.
Os Artigos assinados não representam - necessariamente - a opinião da Unieducar sobre os assuntos abordados.

 

 

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.