O Currículo Lattes como ferramenta de diferenciação profissional

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: seg, 11/01/2021 - 19:00

Esse artigo está elaborado em forma de perguntas e respostas para facilitar o acesso e a disseminação desse conteúdo.

O QUE É A PLATAFORMA LATTES?
É uma plataforma online criada e mantida pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para padronizar - em nível nacional - o registro do ciclo de vida acadêmica de pesquisadores do brasil.

QUAL É ENTÃO O PRINCIPAL PRODUTO DA PLATAFORMA LATTES?
Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que o principal produto da Plataforma Lattes é o currículo Lattes.

O QUE O CURRÍCULO LATTES ARMAZENA?
O Currículo Lattes permite o registro de informações pessoais básicas do pesquisador, como nome, identidade e filiação, assim como informações avançadas sobre a formação acadêmica e as atividades acadêmicas e profissionais desempenhadas ao longo da vida.

QUAIS SERIAM OS PRINCIPAIS EXEMPLOS DE INFORMAÇÕES CONTIDAS NO CURRÍCULO LATTES?
Dentre as diversas informações podemos destacar: dados pessoais; formação acadêmica; área de produção científica; artigos publicados (científicos ou de opinião); projetos de pesquisa ou de extensão que tenha desenvolvido; grupos de pesquisa que participe; bancas que tenha participado; livros e capítulos de livros escritos; eventos como seminários que tenha atuado como palestrante, participante e até como organizador; entrevistas concedidas; programas de computador que tenha desenvolvido; participação como membro de conselho editorial ou como revisor de periódicos. O usuário pode informar – inclusive – patentes ou registros de invenções, caso tenha.

HÁ ALGUMA RECOMENDAÇÃO ESPECÍFICA?
Sim, para que uma publicação técnica científica seja armazenada no Lattes, é importante que o trabalho publicado em revista científica contenha o DOI – Digital Object Identifier. É possível atribuir o DOI a inúmeros tipos de trabalhos e até mesmo a tabelas que constam de trabalhos. Isso é importante porque o DOI é uma forma não só de identificar o trabalho, como também de proteger a autoria. Na medida que o DOI é um link único, aquele trabalho fica armazenado eletronicamente em uma URL que indica o autor e a data de sua primeira publicação, o que protege os direitos do autor. Para publicar artigos científicos, acesse o site da Revista Semana Acadêmica, no qual poderá enviar artigos e demais trabalhos científicos para revisão e publicação online, com atribuição de ISSN e DOI.

Curso Grátis – Currículo Lattes – CNPq – Elaboração e Manutenção
 

COMO É A DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS A INSERIR NO LATTES?
O Sistema de Currículos Lattes está dividido em doze menus: Apresentação, Dados Gerais, Formação, Atuação, Projetos, Produções, Patentes e Registros, Inovação, Educação e Popularização de C&T, Orientações, Bancas e Citações.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE TER UM CURRÍCULO LATTTES?
Poderíamos citar inúmeras, mas vamos destacar as que consideramos mais relevantes:

  • É uma plataforma gratuita;
  • É uma forma padronizada de apresentar a sua vida acadêmica e profissional. Em vez de cadastrar inúmeros formatos, o Lattes viabiliza um único preenchimento e permite a disponibilização de partes que você considera mais relevantes;
  • Mantém o seu currículo online e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar do mundo;
  • É uma forma de diferenciação profissional;
  • Permite o envio do link. Muitos profissionais até inserem o link para consulta ao seu Lattes em sua assinatura de e-mail;
  • É um requisito indispensável para a vida acadêmica: se você tem o magistério como um de seus objetivos, organizar o Lattes é uma condição básica;
  • Funciona muito bem como um repositório de informações de vida acadêmica e profissional. Além de armazenar gratuitamente todas as informações acadêmicas, o Lattes acaba sendo uma ferramenta universal para os profissionais em geral, já que organiza sua atuação em empresas e órgãos públicos em ordem cronológica, permitindo inclusive links para referências externas, por exemplo;
  • Viabiliza tradução gratuita e instantânea para o Inglês. Essa é outra funcionalidade do Lattes. Basta um clique em um marcador para que a plataforma traduza instantaneamente seu currículo para o idioma inglês;
  • Permite a impressão ou a geração de um arquivo em PDF personalizado, só com os campos que você selecionar;
  • Qualquer pessoa pode ter. Qualquer pessoa pode acessar.

É POSSÍVEL INSERIR NO LATTES A OBTENÇÃO DE TÍTULOS EM OUTROS PAÍSES?
Claro! Essa é uma dúvida muito comum e objeto de muita confusão até. Muitas pessoas acreditam que no Lattes só é possível informar – por exemplo – títulos de graduação e pós-graduação obtidos no Brasil, ou os títulos obtidos no exterior que sejam objeto de validação por uma universidade brasileira. Isso não tem relação direta. É claro que você pode informar uma titulação obtida no exterior. Se essa titulação não foi objeto de validação no Brasil, deixe isso evidenciado no seu currículo. Você pode até descrever essa situação ainda no campo RESUMO, onde você dispõe de 4.000 caracteres para isso.

QUE REIVSTA ACESSAR PARA PUBLICAR ARTIGOS E TRABALHOS ACADÊMICOS?
Recomendamos uma revista que atribua o Digital Object Identifier – DOI aos trabalhos revisados e aceitos para publicação. Isso porque, quando estiver inserindo os dados de sua publicação na plataforma, será necessário informar, além do ISSN, o DOI. Então, para que sua publicação tenha a valorização que merece, acesse:

Revista Científica Semana Acadêmica
 

A CRIAÇÃO, PREENCHIMENTO E ATUALIZAÇÃO DO LATTES É ALGO FÁCIL?
É simples criar e manter o Lattes atualizado? É sim. É simples criar e manter o Lattes. E é por isso que estamos disponibilizando esse conteúdo, que tem como principal objetivo – além de divulgar e estimular o cadastramento do currículo Lattes, ensinar o passo a passo para que isso se torne realidade. Estamos disponibilizando gratuitamente uma apostila com as imagens de cada tela, ensinando a preencher campo por campo o currículo Lattes.

O que é necessário é disciplina para – sempre que ocorrer uma nova ação que demande atualização curricular – que o usuário acesse a plataforma e atualize com os respectivos dados de atualização. Por exemplo, se você participou de um seminário, ao receber o certificado de comprovação, atualize imediatamente o seu currículo. Atente que somente ter as informações no Lattes não é suficiente. Ao apresentar o seu Lattes para participar de um concurso, a banca poderá exigir a comprovação documental do que está informado no documento. Então uma recomendação básica é: Não invente. Só informe no seu Lattes o que puder ser comprovado documentalmente ou por meio de links externos.

O QUE RECOMENDAR AOS PROFISSIONAIS QUE AINDA NÃO POSSUEM O LATTES?
O principal conselho que podemos dar é para que subam o seu currículo na plataforma Lattes do CNPq. Além de todas as vantagens que já citamos acima, trata-se de preservar – em um único repositório – mantido por um organismo de reconhecido prestígio em todo o país, toda a sua vida acadêmica e profissional. O fato de você ter um currículo na plataforma Lattes, para além de ser um item de diferenciação profissional, revela o zelo que tem para com a sua imagem e carreira. Para todos os que têm interesse em melhorar sua apresentação profissional, certamente a elaboração de um currículo nessa plataforma fantástica pode contribuir muito para isso. A formação profissional continuada é essencial. Mas pouco adianta se essa informação não puder ser entregue; não puder ser devidamente divulgada aos potenciais interessados. Tenha em mente que muitos potenciais empregadores e parceiros de projetos podem lhe encontrar em uma pesquisa nominal e o lattes é uma das fontes de informação sobre você que deve estar disponível e devidamente atualizada.

Se você gostou desse post e deseja comentar ou até sugerir outros temas relacionados, entre em contato comigo pelo e-mail abaixo. Será um prazer atender. Quero ouvir sua opinião.

Prof. Juracy Soares - e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br
Fundador da Unieducar Universidade Corporativa. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Especialista em Auditoria; Graduado em Direito e Contábeis. Certificado em Docência do Ensino Superior; Pesquisador em e-Learning. Editor-Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica (www.semanaacademica.org.br). Professor universitário e palestrante internacional. Escritor, autor do livro Enriqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.