PESQUISA NACIONAL CENÁRIOS DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Williane Marques
Publicado em: qui, 09/12/2021 - 16:55

Em setembro de 2021 a Unieducar realizou uma pesquisa sobre as tendências relacionadas ao novo perfil profissional. A capacitação profissional - tendo em vista a completa mudança que a pandemia da COVID-19 impôs a todos os ambientes – mudou de face.

A Educação Corporativa e as iniciativas de Capacitação Profissional também foram impactadas. Essa nova realidade foi o objeto da pesquisa que a Unieducar desenvolveu, culminado com os resultados publicados pela instituição em novembro de 2021.

O público-alvo foi formado por servidores públicos, notadamente os formados por uma amostra dos que participaram de programas de capacitação profissional desenvolvidos pela instituição no decorrer dos meses de janeiro a setembro de 2021.

Em resumo, os resultados da pesquisa revelam:

Preferência por programas de qualificação online – 77%, em relação ao presencial – 23% 
Inteligência emocional apontada como competência desejável aos líderes – 72%
Qualidade do ambiente de trabalho passa a figurar como item valorizado - 81%
Cuidados com a saúde mental foram apontados como relevantes - 89%
Diretrizes objetivas de Compliance e Governança são desejáveis – 61%
Valores socioambientais como parâmetros de sustentabilidade – 70%
Principal valor a ser cultivado em ambiente profissional – Ética - 90%
Flexibilidade de regime de trabalho é essencial – 95%

Os resultados da pesquisa apontam para um alinhamento com novos valores éticos, comportamentais e sociais. Mais atenção às questões relacionadas às relações pessoais e comportamentos saudáveis também foram identificados.

Ficou evidenciada uma necessidade de conexão mais forte com valores humanos e com as questões que têm conexão com a sanidade do corpo e da mente.

O trabalho remoto é apontado como desejável, desde que haja opção pelo comparecimento presencial em datas ou dias previamente estabelecidos.

A versão completa da pesquisa está disponível para acesso sob consulta.

Time de tutoria Unieducar

PESQUISA NACIONAL CENÁRIOS DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.