Priorizar atividades é gerir tempo

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: seg, 21/06/2021 - 07:40

Neste artigo vamos conversar sobre como definirmos prioridades. E vamos começar fazendo duas perguntas: a primeira é: O que deve ser considerado prioridade quando o assunto é gestão do tempo? E a segunda é: É possível reclassificar prioridades para ‘salvar’ tempo para outras atividades negligenciadas?

Olha só: Nós tomamos milhares de decisões diariamente, desde o momento em que abrimos os olhos até quando vamos dormir. Se pensarmos que no campo de nossa atuação profissional isso também é verdade, é crucial que as nossas decisões sejam orientadas para o cumprimento do objetivo traçado.

Isso significa que você tem que definir para onde deseja levar sua carreira. Somente a partir dessa definição é que você poderá orientar suas decisões de modo a construir as condições para a materialização de seus projetos.

Curso Gestão do Tempo e Produtividade

 

E isso tem a ver com a forma como você organiza seu tempo. Saber para onde vai é essencial para escolher como e em que aplicar suas energias e seu valioso tempo. Se você não tem uma ideia firme sobre qual será o seu caminho, sugiro que pare e pense. A partir daí, definido o seu objetivo, trate de lembrar disso diariamente.

Não estamos falando de futurologia. Até porque - até agora - ninguém conseguiu prever o futuro e todos os que tentaram falharam miseravelmente. Mas é importante atentarmos para uma frase que é atribuída ao Peter Drucker, e que ilustra bem o que queremos enfatizar: “A melhor maneira de prever o futuro é cria-lo”.

Então, diferentemente de alguém que ‘deixa a vida lhe levar’, você passa a agir como protagonista de seu próprio destino. Você deve ter bem definido em sua mente o que fará nos próximos anos. Defina onde, com quem e com o que você deseja atuar. Para ser mais efetiva essa ação, procure vincular isso a uma imagem. Imprima essa foto e coloque-a em uma moldura, em sua casa e escritório.

Curso Formação Completa em Scrum – Planejamento e Gestão Ágil de Projetos
 

Vamos supor que você defina o seguinte cenário futuro: ‘daqui a exatamente doze meses, no dia X do mês X do ano X eu estou na cidade do Porto, em Portugal, cursando o mestrado no curso tal na universidade tal’. Qual seria a foto que você deveria imprimir para o quadro? Pode ser uma foto da ponte que separa a cidade do Porto da cidade de Vila nova de Gaia, que é a ponte D. Luís.

Você pode adicionar ainda a foto da universidade para a qual aplicará como candidato ao programa de mestrado. Essas imagens são de fundamental importância para garantir o seu comprometimento com suas próprias aspirações.

Note que eu coloquei uma data para a materialização do cenário. Isso é importante porque – a partir dessa definição – você sabe que tem que organizar um cronograma para que tudo aconteça dentro do prazo. Se você disser que ‘um dia’ fará isso, esse ‘um dia’ será sempre uma data em aberto.

Talvez você não tenha percebido, mas eu construí a frase usando o tempo verbal no presente. Vamos repeti-la aqui: ‘daqui a exatamente doze meses, no dia X do mês X do ano X eu estou na cidade do Porto, em Portugal, cursando o mestrado no curso X na universidade X’.

Curso Gestão de Projetos
 

Essa estratégia tem como objetivo fixar em seu cérebro uma realidade na qual seu subconsciente acredita que aquilo já é algo certo. A partir daí, sua mente passa a acreditar na materialização desse projeto, dissipando dúvidas e atuando para que o sonho se transforme em realidade.

Esse projeto – fazer um mestrado numa determinada instituição – pode estar atrelado ao alcance de uma meta profissional. Vamos supor que você definiu, como meta, que será professor do ensino superior. E para que isso se realize, uma pós-graduação em nível de mestrado, é exigida. Então, novamente: para que alcancemos nossos objetivos é fundamental que tenhamos esses alvos devidamente marcados.

Se não temos nossos alvos marcados à frente, acabaremos dispersando energia, fazendo escolhas ruins, que não nos ajudam a atingir o objetivo, simplesmente porque não o delimitamos. Você mesmo deve conhecer profissionais que são extremamente talentosos e trabalham duro. Mas que vivem reclamando que não conseguem avançar profissionalmente. Vai ver que é exatamente pelo fato de que jamais definiram seus alvos profissionais.

Curso Governança e Gestão de Projetos de T.I na Administração Pública
 

Por incrível que pareça, sempre que faço a pergunta a uma turma de alunos sobre o que eles se veem fazendo nos próximos dois a cinco anos, percebo que são raros aqueles que efetivamente têm noção de quanto isso é importante. Resultado? A trajetória profissional é frágil, sem um direcionamento que valorize a aplicação de recursos caríssimos, como tempo e energia na direção de algo que foi pensado, projetado.

Mas, se você define objetivos claros e com data certa, providências básicas, mas essenciais, terão que ser adotadas. Usando o exemplo do curso de mestrado em Portugal, você terá que adotar algumas medidas essenciais, como por exemplo, a emissão ou atualização do passaporte. Esse é um exemplo de uma das muitas providências que deverão ser adotadas para alcançar o objetivo traçado até a data delimitada.

E pra que serve mesmo a foto na parede? Olha só: Ao emoldurar essa foto, você age na direção de que será diariamente lembrado desse seu compromisso consigo mesmo. Coloque o quadro em um local que lembre você todos os dias. O ideal é que essa foto esteja em vários lugares. Você tem que ver essa imagem quando acorda, quando vai escovar os dentes, quando almoça, quando vai à geladeira.

Essa é a condição básica que vai manter sua mente alerta. Ou seja: não basta definir o objetivo sem que você adote as medidas para que seja diariamente lembrado disso. Com isso, você será permanentemente lembrado a agir no sentido fazer as escolhas que aproximem você do objetivo traçado.

Curso Inteligência de Negócios e Gestão Integrada de Projetos
 

A grande sacada relacionada a essa providência é que você economiza tempo e energia, tendo em vista que priorizará aquilo que lhe aproxima do objetivo, ao mesmo tempo em que dirá não a tudo o que lhe afastar da meta.

A boa notícia é que essa tática funciona muito bem – também – para projetos pessoais. Por exemplo, se você define como objetivo constituir família, siga o roteiro acima e eu garanto que as chances de dar certo são infinitamente maiores do que se você o negligenciar.

Todas as pessoas bem-sucedidas possuem objetivos muito bem definidos. Essa é a principal condição para que a energia em trabalho, estudo, contatos, reuniões etc., seja aplicada para a sua materialização. Se você não tem em mente uma imagem muito bem definida de para onde quer ir, dispersará muita energia indo a lugar nenhum.

O seu ponto de chegada não precisa ser fixo. É óbvio que com a evolução de sua carreira, você ajuste – ao longo do tempo – sua rota para um outro porto de chegada. Contudo, lembre-se de que ter essa imagem de onde quer chegar sempre em mente é fundamental. Esqueça-se disso e passará a desperdiçar energia novamente.

Um abraço e até nosso próximo encontro.

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Graduado em Direito e Contábeis. Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito. Possui Certificação em Docência do Ensino Superior. É pesquisador em EaD/E-Learning. Escritor e autor do livro Enriqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.